Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | 20:51

Matérias - 09/05/2016 | 06h22m

Educação e Defensoria Pública realizam fórum

Pinheiral

‘A Defensoria Pública cumprindo seu papel na educação’ foi tema de um fórum realizado no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro - campus Nilo Peçanha, em Pinheiral. O evento - uma parceria entre a secretaria de Educação e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - contou com palestras e debates. Dezenas de profissionais, entre diretores, professores e orientadores pedagógicos, assistiram às ministrações.

Dentro da programação, a defensora pública titular do Núcleo de Família de Primeiro Atendimento da Comarca de São João de Meriti, Dra. Sabrina Azevedo Castro, palestrou sobre o tema principal e enalteceu o trabalho dos profissionais da educação.

“Parabenizo os educadores que são os grandes transformadores deste país. Por esta árdua função e ao mesmo tempo tão bonita que é educar. E vocês devem estar empoderados da tarefa que vocês exercem, pois é o professor em sala de aula, que faz a diferença na vida do cidadão. É ele que renuncia muitas vezes da própria vida pessoal para viver pela escola. E todos com o mesmo foco, que é melhorar a defesa da criança e do adolescente”.

A defensora elaborou e detalhou um manual de orientação para profissionais das escolas municipais e estaduais, que continha pontos relevantes como o Estatuto, violência, bullying, família, adoção, guarda compartilhada, ação de alimentos, abuso sexual, medidas socioeducativas, entre outros.

Na sequência, a juíza em exercício na Comarca de Pinheiral, Dra. Denise Bayeux, ministrou sobre “A atuação do Conselho Tutelar na proteção integral da criança e do adolescente”.

O eixo “A atuação da Defensoria Pública no interior do Estado do Rio de Janeiro e o Projeto Caminhos do Interior” foi amplamente elucidado pelo defensor público coordenador geral do Interior, Dr. Marcelo Leão Alves.

O tema “A violência no âmbito escolar e familiar” ficou a cargo da Dra. Luciene Torres Pereira, defensora pública.

Presente ao evento, o diretor do campus, Reginaldo Ribeiro Soares, falou da importância em se manter diálogo com a Defensoria Pública.

“Nós que estamos na direção de uma instituição pública, conhecemos os deveres, sabemos de vários aspectos que temos que cumprir, mas nem sempre temos os recursos e as condições de atender toda legislação. E ter este diálogo nos ajuda a minimizar os problemas que temos e evitar alguns atritos no futuro. Parabéns ao município pela realização deste evento. Espero que esta ação se estenda para os 11 campi espalhados pelo Sul do Estado”.


O segundo subdefensor público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Rodrigo Batista Pacheco, ressaltou que as atribuições da Defensoria não se limitam a assistência judiciária e endoprocessual.

“A Defensoria tem um papel de construção de cidadania muito grande. E essa parceria vem muito a calhar. Nada melhor que dialogar com a comunidade escolar. Muito obrigado ao município e ao instituto pela acolhida a um projeto tão importante.”

As palestras contaram ainda com as presenças da secretária de Educação, Cleonice Pires; do secretário de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária, Marcus Russoni; do vereador Rivalney Pedrosa; do defensor público titular de Pinheiral, Dr. Felipe Bruno Cambraia; e do subprocurador do município, Dr. João Ribeiro.

Fotos: ASCOM/PMP