Resende - 10/06/2016 | 08h18m
GGIM discute ações para segurança em Resende
Resende
A segurança no municÃpio foi tema de mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), que reúne representantes da prefeitura, das PolÃcias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Poder Judiciário, entre outros.
Durante o encontro, o superintendente de Ordem Pública, Ney Arataú, destacou o convênio assinado entre a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, para implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), que será construÃdo num local anexo a 89ª Delegacia de PolÃcia e atenderá não só mulheres, mas também crianças e adolescentes vÃtimas de violência.
Um dos assuntos levados também pela Superintendência de Ordem Pública foi a falta de segurança no Cemitério Municipal do Alto dos Passos, que tem sofrido com furtos em jazigos e lápides. O subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Duarte, garantiu que a partir desta semana disponibilizará um guarda municipal para permanecer durante o dia no cemitério e à noite uma viatura fará rondas periódicas na região.
Outro tema abordado foi a criação de mais um Conselho Tutelar, pois segundo membros, há um aumento da violência praticada por adolescentes, como assaltos, furtos e consumo de drogas.
A secretária de Educação, Rossilene Albuquerque, ressaltou a importância da integração entre a Guarda Municipal e diretores das escolas em relação a casos de estudantes em locais públicos no horário das aulas. A secretária destacou o trabalho de monitoramento realizado nas escolas municipais, onde os alunos são monitorados desde a chegada até a saÃda.
- Fizemos um investimento na colocação de catracas eletrônicas e temos um contato direto com os pais via torpedo SMS, em caso de ausência do aluno no colégio. Percebemos então, que o maior problema são com os estudantes da rede estadual de ensino - conclui.
Para o Superintendente de Ordem Pública, Ney Ataraú, a reunião foi produtiva tendo em vista a integração de diversos órgãos ligados a segurança pública, como as PolÃcias Civil, Militar e Bombeiros.
- Estamos nos reunindo a cada dois meses para traçarmos um plano para prevenir a violência em Resende - ressaltou.
Foto: ACOM/PMR
