Matérias - 10/05/2017 | 08h15m
Casa Larangeiras prepara alunos para Arte Caiçara
Angra dos Reis
Com objetivo de resgatar a cultura caiçara e desenvolver as habilidades artísticas, preparando os alunos para desenvolverem o artesanato local, fomentando a geração de emprego e renda, a TechnipFmc, em parceria com as Secretarias Executiva de Cultura e Patrimônio e de Educação Ciência e Tecnologia, coloca em prática o projeto “Arte Caiçara”, que além de valorizar a cultura local, tem a missão de desenvolver uma forma de renda alternativa para população com a criação do “Suvenir Arte Caiçara”, capacitando para serem fornecedores para o comércio destinado ao turismo.
O projeto que acontecerá no segundo piso da Casa Larangeiras, contemplará o total de 30 estudantes, sendo 15 do EJA e 15 da rede estadual de ensino. O curso teve início sábado, 6, e será ministrado todos sábados de maio pelo artista Pedro Benet, que ministrará os encontros com aulas artística, teórica e prática, ensinando aos alunos técnicas da pintura sobre madeira que faz parte da cultura angrense, onde o morador da região, o chamado “caiçara” expressa sua cultura, retratando os animais e a natureza local, pintando em quadros de madeira (30x30cm).
Após a finalização dessa primeira etapa do curso, os participantes irão expor suas telas, no Cais de Santa Luzia, na manhã do dia 3 de junho. Uma segunda turma será agendada e também contemplará trinta alunos, sendo artesãs e alunos da educação especial.
Foto: SC/PMAR
