Sábado, 28 de junho de 2025 | 08:06

Matérias - 06/12/2017 | 09h22m

Tribunal de Justiça lança Programa de Apadrinhamento

Resende
Estamos no final do ano. Tempo de repensar atitudes, programar novos projetos e exercer o amor ao próximo. Uma boa oportunidade de começar 2018 fazendo o bem é participar do Programa Apadrinhar: Amar e Agir Para Realizar Sonhos, que será lançado segunda-feira, 11, no Espaço Z. A ação é de autoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e será executada de forma articulada com o município de Resende, visando dar suporte em atenção e carinho a crianças e adolescentes que estejam em abrigos da cidade.

O programa de apadrinhamento tem como objetivo proporcionar convivência comunitária a menores acolhidos institucionalmente no município. A intenção é oferecer uma oportunidade de construção de laços de afeto e apoio material por parte de pessoas da sociedade civil, dispostas emocional ou financeiramente a se tornar um padrinho ou madrinha.

De acordo com o Poder Judiciário, para participar é preciso ter mais de 18 anos e se credenciar junto ao Juízo de Infância do município. Os voluntários podem se encaixar em três modalidades de padrinho: afetivo, provedor e prestador de serviços. O afetivo faz visitas regulares às crianças assistidas, pode levá-los para passeios, viagens e férias, proporcionando a experiência de um convívio familiar e social. O padrinho provedor oferece ajuda material ou financeira ao afilhado, subsidiando cursos, consultas médicas, atividades esportivas, etc. O Prestador de Serviços contribui com sua experiência profissional, auxiliando uma criança ou adolescente, bem como a unidade na qual eles se encontram inseridos, com benfeitorias ao abrigo.

- O apadrinhamento pode ser feito tanto por pessoas físicas como jurídicas. As possibilidades de participar do programa são amplas. Esta é uma excelente oportunidade de ser solidário e contribuir para a felicidade de uma criança ou jovem carente. A prefeitura está empenhada em dar visibilidade ao programa, atraindo parceiros e voluntários - explicou a secretária Municipal de Assistência Social, Jessica Pavone.

O lançamento será no Espaço Z, segunda-feira, 11, acontecerá às 18h, e contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da Juíza da segunda Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Dra. Camila Novaes Lopes, e do Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Afonso Henrique Reis Lemos.

Foto: Jornalismo/PMR