Resende - 04/06/2018 | 06h39m
Resende realizará Campanha do Agasalho
Resende
Com o tema “Onde há calor, há vida”, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos inicia segunda-feira, 11, uma campanha da arrecadação de agasalhos e cobertores para a população em situação de rua. O objetivo é amenizar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em estado de vulnerabilidade social com a chegada do inverno. A campanha vai receber peças novas ou usadas, desde que em bom estado, como cobertores, edredons, agasalhos e meias.
Interessados em participar desta corrente de solidariedade que pode amenizar o sofrimento de dezenas de pessoas, podem fazer suas doações na sede do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua do Rosário, 230, no bairro Lavapés. Informações sobre a campanha podem ser obtidas através do telefone 3360-9739.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, lembra que a campanha só terá sucesso com o engajamento da sociedade, mas aposta na generosidade e na solidariedade da população para levar um pouco de conforto para quem mais precisa.
- Entendemos que toda e qualquer campanha só alcança sucesso quando há um engajamento real da sociedade. Nesta, queremos tocar as pessoas com o coração quente para espantar o frio de quem está em situação de rua. A prefeitura sempre conta com uma rede de parceiros muito comprometida e consciente de sua responsabilidade social e temos certeza de que nesta campanha não será diferente - destaca Jaqueline.
Centro Pop
A prefeitura vem fortalecendo e potencializando os serviços oferecidos pelo Centro Pop. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, disponibiliza aos usuários local para higiene pessoal com chuveiros; máquinas para lavagem de roupas, além de alimentação composta por café da manhã, almoço e lanches durante as atividades. A unidade realiza ainda oficinas de música, futebol, jogos lógicos e cidadania, tendo como objetivo resgatar vínculos familiares e sociais dessas pessoas.
Diariamente, o Centro realiza cerca de 45 atendimentos, contando para isso com uma equipe formada por psicólogos, assistentes e agentes sociais.
Abordagem Social
O Centro Pop conta com o apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social vivendo em espaços públicos. Todos os dias, de manhã e de tarde, equipes do SEAS percorrem as ruas buscando identificar quem são e qual o perfil dessas pessoas.
A abordagem acontece através de ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança que são desenvolvidas para atender, acompanhar e mediar o acesso a esse público. Além do trabalho diurno, são realizadas também duas intervenções noturnas por mês.
Foto: Jornalismo/PMR
