Itatiaia - 06/06/2018 | 09h43m
Estudantes de Itatiaia participaram da 14ª OBMEP
Itatiaia
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itatiaia participaram terça-feira, 5, da 1ª fase da OBMEP 2018 - 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ao todo 1.347 estudantes do 6º ao 9º ano dos Colégios Ana Elisa Lisboa Gregori, Reinaldo Maia Souto, Dom Ottorino Zanon, Léa Duarte e Padre José Wyrwinski foram inscritos para participar das provas, que aconteceram nos turnos da manhã e tarde.
- A primeira etapa das provas foi objetiva, ou seja, de múltipla escolha. A divulgação do resultado acontece no dia 13 de agosto e os alunos classificados participarão da segunda fase marcada para acontecer em setembro, com provas dissertativas. O município sempre participa das olimpíadas e obteve bom resultados, explicou o Anderson Rocha, Coordenador do Ensino Fundamental.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro e os primeiros colocados no geral receberão, de acordo com a classificação, medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa.
A Olimpíada é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.
Criado em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.
Entre os objetivos estão os de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, entre outros.
Foto: PMI
