Matérias - 08/04/2019 | 21h50m
Servidores nas ruas amenizam efeitos da chuva
Volta Redonda
Servidores públicos municipais atuaram nas ruas de vários bairros desde o fim das chuvas de domingo, 7, para amenizar os efeitos do temporal. Foram cerca de 170mm de chuva apenas ontem, quando o previsto para todo o mês era de 120mm.
O prefeito Samuca Silva acompanhou os serviços durante toda a manhã de segunda-feira, 8. O objetivo foi acelerar e ver as demandas emergenciais. "Estive em contato com autoridades do governo do Estado, que colocaram a estrutura à nossa disposição. Pedimos auxílio com maquinário. Há mais de 12 anos não temos chuvas como essa em Volta Redonda”, destacou. Com a previsão de novas chuvas, o prefeito decretou Estado de Emergência na cidade para dar celeridade ao processo legal de contratação e compra de materiais. Precisamos nesse momento de todas as medidas possíveis para amenizar os danos.
A prefeitura utilizou 40 caminhões, 8 retroescavadeiras, uma pá mecânica, uma escavadeira hidráulica, 2 caminhões sewer Jet (utiliza jato d’água com alta pressão) e 2 caminhões-pipa.
Reunião avalia atuação das equipes
Ao final da tarde de segunda-feira, 8, gestores e representantes das secretarias e órgãos da prefeitura se reuniram no auditório do Palácio 17 de Julho para avaliar os trabalhos realizados e traçar o planejamento de atuação ao longo da semana para atender as ocorrências registradas após o temporal.
Com o decreto determinando Estado de Emergência, as secretarias foram orientadas e prepararam relatórios com todos os danos identificados para que seja montado um documento, que será enviado aos governos Estadual e Federal com objetivo de liberação de verbas para serem utilizadas nos trabalhos de recuperação do município.
Além desse levantamento, o grupo de crise aproveitou para traçar ações coordenadas de campo ao longo dos próximos dias para concluir a desobstrução de todas as vias interditadas, atender as famílias atingidas e desalojadas e criar um plano de contingenciamento, caso as chuvas voltem a cair sobre a região.
BOLETIM ATUALIZADO
SMS
- Das seis pessoas, que foram atendidas no Hospital São João Batista, quatro foram liberadas e duas continuam em observação sem risco.
- Unidades, postos e hospitais funcionam normalmente e sem problemas de atendimento.
SAAE
- O serviço de abastecimento de água foi normalizado. Aproximadamente 60 viagens de caminhões pipa foram realizadas entre hospitais, escolas, creches e demais instituições que precisam de prioridade.
SMAC
-Aproximadamente 40 famílias desalojadas, oito desabrigadas e todas sendo assistidas pela secretaria.
SME
- Escolas com expectativa de retorno à normalidade até o final da semana como a E.M Ayrton Sena/Creche Gotinhas de Amor/E.M. João Hassis e E.M Pará.
- As demais unidades voltam à normalidade terça-feira, 9.
SMI
- 1.300 toneladas de lama e entulhos foram recolhidas das ruas por 50 caminhões só nesta segunda feira, 8.
- Mais de 30 ruas foram desobstruídas.
- 600 profissionais atuaram nas ruas.
- As Avenidas Belmonte, no bairro Belmonte, Avenida Mantiqueira, no bairro Retiro e a Rua Doutor Paulo Gama, no bairro Eucaliptal seguem interditadas e devem ser liberadas terça feira, 9.
- Previsão de normalidade de toda a cidade e de até uma semana.
SMEL
- Os ginásios que não foram afetados pela chuva estão servindo de apoio para os desabrigados. Por enquanto, as atividades estão suspensas.
STMU
- A Rua Vereador Audílio Carvalho França, no bairro Ponte Alta está funcionando em mão dupla devido às quedas de barreiras e encostas.
DEFESA CIVIL
- Até o momento, 30 casas foram interditadas.
SMC
- Dois espaços culturais foram seriamente afetados: o Memorial Zumbi e a Praça CEU, no Bairro Vila Rica. Uma equipe da SMC passou o dia realizando a manutenção necessária.
SMMA
O Zoológico continua fechado até quinta-feira, 11.
Fotos: SECOM/PMVR