Matérias - 24/04/2019 | 10h56m
Quatis abre inscrições para curso sobre empreendedorismo
Quatis
Adolescentes e jovens residentes em Quatis podem se inscrever para o curso à distância sobre empreendedorismo disponibilizado através do “Inova Jovem”, um projeto realizado pela Secretaria Nacional da Juventude, em parceria com as prefeituras. As inscrições devem ser realizadas diretamente pela internet, através do link centraldoempreendedorismo.com.br. Na prefeitura, os procedimentos relacionados ao curso estão sendo coordenados por duas secretarias municipais: Trabalho e Renda / Esportes e Lazer. O tempo médio do aprendizado disponibilizado pela capacitação vai ser de cinco meses.
O prefeito Bruno de Souza (MDB) entende a iniciativa como “mais uma oportunidade importante na área de inclusão social, pois amplia as ações promovidas diretamente pela administração ou com o apoio da prefeitura visando à formação cidadã e profissional dos segmentos da adolescência e da juventude”.
Poderão se inscrever adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, comprovadamente de famílias de baixa renda, e que estejam preferencialmente em situação de vulnerabilidade social. Na foto, estudantes do “ID Jovem”, uma das ações de inclusão social desenvolvidas pela prefeitura.
- Em menos de uma semana, nossa administração teve a satisfação de anunciar duas boas notícias voltadas à capacitação profissional a favor dos jovens e adolescentes. A primeira delas foi o início das atividades da turma deste ano do Programa Produtor Mirim. Agora estamos divulgando as inscrições destinadas ao curso de empreendedorismo oferecido através do projeto Inova Jovem. Não há dúvidas de que o futuro melhor para os segmentos da infância e da adolescência passa também por iniciativas desta natureza - disse o prefeito.
Durante o tempo em que estiverem participando do curso à distância sobre empreendedorismo, cujas inscrições encontram-se abertas, os alunos de Quatis vão receber dez apostilas e dez vídeos com conteúdos a respeito do aprendizado. Entre os temas deste curso, estão os seguintes: “Controle de caixa”, “Criatividade e inovação”, “Planejamento e pesquisa: atalhos para o sucesso”, “Comunicação: a alma do negócio”, “Recursos humanos: quem cuida do que” e “Economia e finanças: quebrando a banca”. O aprendizado vai ter foco no micro e pequeno empreendedor e ensinará os métodos corretos de venda através das redes sociais.
Cada município que aderir à parceria com a Secretaria Nacional da Juventude para a realização do curso de empreendedorismo poderá inscrever uma turma de até 50 alunos. Os certificados serão concedidos ao final da frequência pelo próprio Governo Federal. Órgão ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Secretaria Nacional de Juventude acrescenta os objetivos desta iniciativa, “que consiste em reduzir os índices de violência envolvendo o público-alvo do curso e diminuir os percentuais de desigualdade social”. Só no ano de 2018, dois mil jovens foram capacitados para a abertura dos seus próprios negócios, mediante a participação neste curso.
Foto: PMQ