Matérias - 15/05/2019 | 09h54m
Quatis reforça chamado para campanha contra Dengue
Quatis
Realizada na manhã de terça-feira, 14, nos bairros situados acima da linha férrea, a ação educativa contra a dengue coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde reforçou o chamado à população para a campanha “10 minutos salvam vidas”.
Essa campanha é promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com as prefeituras, visando orientar os moradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados para diminuir os riscos de formação de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.
A linha férrea divide os bairros de Quatis em duas regiões populacionais (comunidades da área central e comunidades situadas na parte alta). A ação educativa de terça-feira, cujo ponto de concentração foi nas proximidades da antiga estação ferroviária da cidade, teve as participações do secretário municipal de Governo, Adriano Palma Veras; da secretária executiva do gabinete do prefeito Bruno de Souza (MDB), Natália Fonseca; da coordenadora da Secretaria de Saúde da prefeitura, Cleonice Ramos; de agentes de saúde do município; servidores de outras pastas do primeiro escalão da administração municipal; e de estagiários que atuam na prefeitura através de um convênio com o CIEE (Centro Integração Educação Escola).
Os moradores receberam folhetos informativos em suas casas, através do qual foram orientados a reservar pelo menos dez minutos da semana às medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação educativa percorreu os bairros São Benedito, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Santa Bárbara e Jardim Independência, entre outras comunidades. A Secretaria Municipal de Saúde planeja estender a mesma campanha educativa para os bairros situados na área central da cidade.
Procedimentos orientados pela campanha:
*Manter caixas d`água, galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
*Limpar totalmente as calhas;
*Guardas pneus sem água e em lugares cobertos;
*Deixar garrafas vazias e balde com a boca para baixo;
*Usar areias em pratos dos vasos de prantas;
*Não deixar água acumulada em bromélias e outras plantas;
*Tratar com frequência a água de piscinas e fontes;
*Manter fechados os vasos sanitários que não estejam sendo utilizados;
*Limpar e evitar água parada em bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.
Foto: PMQ