Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 | 21:32

Matérias - 21/10/2019 | 06h20m

Resende iniciará vistoria anual do transporte urbano

Resende
A prefeitura iniciará terça-feira, 21, a vistoria anual do transporte coletivo, que vai checar as condições dos 74 ônibus que compõem a frota responsável pelo serviço no município. O trabalho, que se estenderá até 21 de novembro, vai avaliar 56 itens. Entre eles, estão o funcionamento das luzes internas e externas dos veículos, estado de conservação dos pneus, lataria, freios, portas e janelas, além da data de validade dos extintores, condição dos elevadores destinados aos cadeirantes e cintos de segurança, entre diversos outros pontos. 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), órgão responsável pela ação, dois agentes serão mobilizados para fazer a vistoria, que é obrigatória e vai avaliar os coletivos gradativamente para não desfalcar a frota. Com isso, a intenção é não prejudicar os usuários do sistema. A fiscalização será de 8 às 17h, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. 

O objetivo da vistoria, segundo a Sumtran, é verificar se os veículos estão circulando conforme as exigências descritas na lei 3458/2019, assinada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, e que tornou mais rigorosa a fiscalização sobre os serviços oferecidos no município, conforme explica o superintendente Denílson de Paula.  

- Durante esta ação, que acontece anualmente, mais de 70 ônibus serão avaliados pelos agentes da prefeitura, que observarão itens essenciais para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, como as condições do veículo, uso de equipamentos obrigatórios, documentação, limpeza, avisos autorizados e licenças, entre outros - disse Denilson.  

Segundo ele, após a avaliação, as empresas terão um prazo de até 30 dias para fazerem a adequação dos coletivos que não forem aprovados durante a fiscalização. Os ônibus que cumprirem todos os requisitos previstos no decreto receberão um selo padrão da prefeitura, que garante que os veículos estão em condições de circulação. Os selos são afixados pelos agentes da Sumtran, no final da vistoria, no para-brisa dos veículos.

Fotos: PMR