Matérias - 30/10/2019 | 11h01m
Agentes de Saúde receberam capacitação
Pinheiral
A equipe da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde realizou no auditório da prefeitura uma capacitação para os profissionais da Saúde que atuam nos bairros nas Unidades Básicas de Saúde da Família. O treinamento foi realizado por acadêmicos de nutrição, medicina, enfermagem e odontologia através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, com objetivo de integrar o ensino educacional e o serviço de saúde, fazendo com que ambos estejam capacitados para lidar com a saúde de pacientes com doenças. No caso desse mês, a alusão é para a campanha do Outubro Rosa.
“Precisamos de equipes que saibam lidar com a saúde, os humanos, de maneira geral, necessitam de atendimento especial. Nós somos seres biopsicossociais, isso significa dizer que, não podemos realizar um atendimento médico simplesmente pelo atendimento. Devemos sempre focar na condição do indivíduo, entender a melhor maneira de fazer o paciente lidar com o problema e sempre apoia-lo. Essa é a condição em ter que lidar com a saúde. Precisamos ser mais humano”, disse a preceptora do programa PET em Pinheiral, Walkiria Marins.
No Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica é desenvolvida pela descentralização, fazendo assim necessário a função dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) o serviço prestado, pelos ACS’s, é desde 1942, antes mesmo da criação do SUS. O papel das vistorias, na época, era realizar visitas domiciliares, atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças, monitoramento e acompanhamento de grupos de riscos, além de vigilância sanitária.
“Muitas ACS’s não tem conhecimento específico de determinadas doenças e acabamos não sabendo lidar com algumas situações. Eu acho muito legal haver essa troca com os profissionais especializados, porque conseguimos desempenhar o nosso trabalho muito melhor”, disse a agente comunitária de Saúde, Daniela Regina.
Foto: PMP