Matérias - 11/11/2019 | 07h34m
Educação capacita 130 merendeiras
Mangaratiba
Cerca de 130 merendeiras das unidades escolares participaram de uma capacitação realizada pela Secretaria de Educação através de uma parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Unirio (CECANE-UNIRIO). A ação aconteceu no Casarão do Sahy e teve como convidados merendeiras e merendeiros do município de Itaguaí. O secretário da pasta, Valdemar Neto também prestigiou a formação.
O ‘Encontro com Merendeiras e Merendeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE’ teve como objetivos reconhecer sentidos que merendeiras e merendeiros atribuem à Alimentação Escolar, ao aluno, à comida e ao seu papel no Programa; debater sobre limites e potencialidades do uso de alimentos oriundos da Agricultura Familiar, além de identificar demandas para futuras formações. Os assuntos foram debatidos em grupos, sempre com uma troca de experiência.
Também foram realizadas exposições dos trabalhos da Mostra Cientifica realizada nas escolas. As unidades escolares Coronel Moreira da Silva (Centro de Mangaratiba) e Agostinho da Silveira Matos (Ilha de Jaguanum/ Itacuruçá) mostraram todo trabalho realizado, a primeira ainda contou com a participação dos alunos.
Para Valdemar Neto, o município foi imensamente privilegiado com a formação do CECANE-UNIRIO. “Nossas merendeiras merecem toda essa valorização. Gostaria muito de agradecer ao nosso prefeito Alan Costa, que nos proporciona a liberdade de fazer novas ações e com todo carinho está sempre nos apoiando e nos ajudando em tudo, se não fosse ele nada disso seria possível. Temos muito a agradecer”, disse emocionando a todos ao colocar um lenço na cabeça em alusão a touca usada pelos profissionais.
Segundo Lourdes Ferreirinha, coordenadora do CECNE - UNIRIO, professora e nutricionista, o encontro surgiu da compreensão de que esses atores sociais tem papel importante na execução do PNAE. “Está sendo um momento de intensa troca de experiências e celebração do trabalho desses profissionais tão importantes no âmbito da Alimentação Escolar”.
Foto: PMM