Matérias - 04/12/2019 | 11h39m
Quatis trata 60% do esgoto coletado
Quatis
Um levantamento da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), realizado sobre dados correspondentes a 70 municípios do território fluminense, aponta que o percentual do esgoto tratado no município se encontra quase o dobro acima da média estadual. De acordo com o relatório, cuja publicação aconteceu há dois anos, o município trata 60% do esgoto coletado na cidade, enquanto o índice médio constatado no estado do Rio de Janeiro ficou em 34,2%.
Numa comparação com outros municípios do sul fluminense, Quatis está numa posição superior a pelo menos outras sete cidades, todas com orçamentos financeiros anuais bem superiores. O prefeito Bruno de Souza (MDB) entende que “os investimentos realizados pela atual administração municipal no setor têm sido de fundamental importância para melhorar cada vez o alcance de moradores atendidos pelo sistema de tratamento de esgoto”. O prefeito lembra que, quando tomou posse para o seu primeiro mandato, no mês de janeiro de 2013, o índice de esgoto tratado no município era zero.
O levantamento da FIRJAN é taxativo quando se refere ao acesso da população a tratamento de esgoto. Em um dos seus trechos, o documento cita nominalmente Quatis como um dos municípios com maior nível de atendimento dentro do estado do Rio de Janeiro.
Entre os investimentos realizados pela prefeitura a partir de 2013, ou que se encontram em andamento, no sistema de coleta e tratamento de esgoto, estão os seguintes: recuperação da estação de tratamento do bairro Barrinha, das estações elevatórias, de aproximadamente dois quilômetros da rede coletora e das colunas de sustentação da rede coletora; a limpeza do reservatório de São Joaquim e as religações da rede junto aos imóveis domiciliares.
Elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, o documento da FIRJAN destaca ainda os serviços da prefeitura com objetivo de tornar cada vez mais eficiente o acesso dos moradores ao sistema de água potável.
Com 193 anos de existência, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição respeitada, que tem 7.500 empresas associadas no território fluminense. A entidade trabalha na realização de estudos, pesquisas e projetos voltados à promoção industrial e a implantação de novos investimentos econômicos no território fluminense.
Foto: PMQ