Matérias - 14/04/2020 | 02h55m
Resende monta fábrica de máscaras
Resende
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos montou uma ‘Fábrica de Máscaras’, na qual são confeccionadas máscaras de tecidos para distribuir à população. A oficina faz parte do projeto Inclusão Produtiva e está buscando costureiras voluntárias para participar da ação que ajuda a prevenir contra a circulação do coronavírus.
A confecção das máscaras acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, no Espaço Z, localizado na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro. O projeto Inclusão Produtiva, da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza diversas capacitações para as famílias aprenderem a gerar outra fonte de renda. Neste momento, todas as atenções do programa estão voltadas para a produção de máscaras de tecido durante a pandemia do novo coronavírus.
A administração municipal continua adotando medidas e ações para combater e diminuir os efeitos do coronavírus no município. Nesta ‘fábrica’, as equipes seguem todos os protocolos para garantir a segurança dos voluntários.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, a produção será distribuída em pontos estratégicos do município.
- Após essa confecção, as equipes, devidamente com proteção, começarão a distribuir as máscaras em alguns pontos da cidade para a população, que possam vir a ter aglomerações, como os hospitais e unidades de saúde e também nas áreas carentes do município - disse Jaqueline Primo.
A ação da prefeitura também contou com apoio do programa de extensão PROACCTIVE, da UERJ Resende, que ajudou com a doação de 80 máscaras femininas, masculinas e infantis.
Máscaras de tecido
De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras de pano podem ser usadas também no combate a proliferação do coronavírus. Mas elas devem ser devidamente higienizadas.
As máscaras só devem ser usadas quando for extremamente necessário sair de casa; devem conter no mínimo duas camadas de tecido; possuir elásticos ou tiras para amarrar nas orelhas ou abaixo da boca; cobrir o nariz e a boca, fixada até o queixo; usar no período máximo de duas horas; lavar após o uso com água e sabão, deixando de molho com água e principalmente não compartilhar.
Fotos: PMR