Matérias - 29/04/2020 | 11h17m
Resende continua distribuição de máscaras
Resende
A ‘Fábrica de Máscaras’ continua produzindo e distribuindo máscaras de tecido para a população do município. Em ação recente, foram distribuídas 444 máscaras aos moradores do bairro Campos Elíseos e outras 218 em locais do Paraíso.
As máscaras de tecido são confeccionadas por voluntários no Espaço Z, de segunda a sexta-feira, e são distribuídas em diversos bairros e locais de Resende.
A ‘Fábrica de Máscaras’ faz parte do projeto do governo municipal ‘Inclusão Produtiva’, que agora está quase que totalmente voltado ao combate à Covid-19.
O material para fabricação das máscaras é fruto de doação e a mão de obra na unidade que funciona no Espaço Z é praticamente toda voluntária. O uso das máscaras passou a ser regulamentado em Resende, depois que a prefeitura decidiu pelo uso obrigatório do artefato para toda à população. Para facilitar o acesso da população, a produção e a distribuição prosseguem ao longo da semana.
Segundo o decreto, assinado na última quinta-feira, 23, fica obrigatório o uso da máscara no transporte privado de passageiros por aplicativo, em ambientes compartilhados nos setores públicos e privados, nos estabelecimentos comerciais, hospitais, clínicas e laboratórios.
Também fica recomendado que as máscaras, sendo profissional ou caseira, para todos os servidores que trabalhem em atendimento ao público, durante o expediente na administração municipal, como também no pátio administrativo da prefeitura.
A administração municipal reforça que além do uso das máscaras, deve-se ter também o distanciamento social, uso de água e sabão e álcool em gel para evitar a disseminação do coronavírus. As máscaras caseiras devem ser preferencialmente feitas de tecidos de algodão.
Algumas orientações do uso de máscaras caseiras:
- A máscara deve estar limpa;
- Antes de colocá-la, as mãos devem estar higienizadas;
- Evitar colocar a mão na parte frontal da máscara;
- A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz;
- Utilizar as máscaras por no máximo 3 horas;
- Trocá-la após o tempo ou quando ela estiver úmida;
- Não compartilhar as máscaras;
- Lavar separadamente;
- Passar com ferro quente.
Fotos: PMR