Matérias - 29/04/2020 | 11h33m
Educação disponibiliza plataforma para atividades complementares escolares
Pinheiral
Diante da situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou terça-feira, 28, as atividades complementares para os diferentes segmentos da rede municipal de ensino utilizando recursos tecnológicos, com uso da interatividade ou não.
Essas atividades foram desenvolvidas com o propósito de enfrentamento aos desafios educacionais do momento e não em caráter substitutivo as aulas presenciais e aos dias letivos. As atividades podem ser acessadas pelo celular ou computador através do site da prefeitura http://www.pinheiral.rj.gov.br/ e pelo link (encurtador.com.br/bkpB8).
O objetivo das atividades complementares é de proporcionar interações e brincadeiras, música, histórias, atividades artísticas, jogos educativos e entretenimento para os alunos e familiares.
“Desenvolvemos um material de atividades complementares para os alunos que tiverem condições de acessar esse material de forma online. Essas atividades não substituem as aulas. É uma forma de interação através de brincadeiras e músicas para os diferentes segmentos da Educação municipal”, explicou Fernando Cabral, Secretário Municipal de Educação.
O secretário também explicou porque o município não oferecerá Educação a Distância (EAD) para substituir as aulas presenciais. “Quanto à análise da possibilidade de oferta da EAD a toda a Educação Básica, é sempre necessário lembrar que nem todos os municípios possuem estrutura de tecnologia para tal oferta. Se os municípios tiverem a estrutura, nem sempre as famílias possuem recursos para garantir a participação de seus filhos nessa modalidade de ensino. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, principalmente Anos Iniciais, necessitam de um outro tipo de abordagem para garantir o ensino-aprendizagem. Nem todos os profissionais da Educação possuem formação adequada para o uso da EAD e nem todos os estudantes possuem a autonomia de estudo exigida para o uso da EAD, principalmente as crianças mais novas”, explicou Fernando.
Banner: PMP