Matérias - 05/06/2020 | 08h22m
CEMAP realiza projeto “Cuidando da Família”
Mangaratiba
A pandemia de Covid-19 trouxe uma mudança de vida radical para todas as pessoas. É possível observar o aumento das preocupações, incertezas, medos, luto e ansiedade na sociedade. Pensando nisso, o Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, criou o projeto “Cuidando da Família”, que busca amenizar o sofrimento psíquico das famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo órgão.
As psicólogas/terapeutas do espaço realizam um atendimento na modalidade online (seguindo das determinações de saúde com relação ao distanciamento social) que atende a pessoa no momento em que ela está precisando. É uma forma de escuta e acolhimento, aos pais e responsáveis, que demonstram interesse ou que são encaminhados pela equipe multidisciplinar do projeto, caso avaliem a necessidade.
Segundo Cristileine Pereira da Silva Portugal, diretora do CEMAP, ao identificarem uma demanda de ordem psicológica vinda dos responsáveis, as profissionais de psicologia comunicam a família sobre o projeto e perguntam se gostariam do atendimento. “No caso afirmativo, entro em contato com o responsável e agendo um dia, horário e a melhor forma de fazermos o atendimento, sendo chamada de vídeo ou telefônica”.
A psicóloga responsável pelo projeto, Camila do Amaral Gomes, acrescenta que o “Cuidando da Família” oferece um espaço de escuta atenta e empática a alguém que apresente uma demanda psíquica. “Ele oferece um momento no qual esse sujeito que sofre se sinta verdadeiramente ouvido na sua dor, favorecendo para que este possa ressignificar, ou seja, dar um novo significado a sua vivência, ajudando a encontrar caminhos para seu sofrimento, dentro da sua própria experiência”.
SAIBA MAIS SOBRE O CEMAP
O Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP) tem por finalidade oferecer atendimento aos alunos do Município, que apresentam necessidades educacionais especiais (transitórios ou não), deficiências, transtorno global do desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, transtornos de aprendizagens, transtornos funcionais, distúrbios de comportamento ou vulnerabilidade, que interfiram na sua participação plena do cotidiano escolar.
O órgão possui duas sedes, uma em Itacuruçá e outra na Praia do Saco. Para receber este atendimento, o paciente/aluno passa por uma triagem de avaliação realizada na unidade escolar. O CEMAP conta com uma equipe com as seguintes especialidades: multidisciplinar, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, psicanálise, psiquiatria e terapia ocupacional.
Fotos: PMM