Matérias - 30/07/2020 | 15h43m
Equoterapia de volta no Horto Municipal
Mangaratiba
Quarta-feira, 29, o Secretário de Agricultura e Pesca, Roberto César Oliveira, esteve reunido com representantes da VALE no Horto Municipal para falar sobre o retorno do trabalho de Equoterapia na cidade.
O método terapêutico, que foi suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus, é desenvolvido através da parceria da prefeitura com a mineradora e a empresa Qualivida, para atender de forma gratuita pessoas que possuem deficiência e/ou necessidades especiais.
A Equoterapia utiliza cavalos com o propósito de trabalhar a autoestima do praticante, o equilíbrio e a força muscular. Tudo isso com o acompanhamento de um profissional de fisioterapia ou psicologia.
“Esse é um projeto lindo e muito importante para o município. Ele ficou um tempo parado por conta da pandemia, mas em breve estará de volta respeitando todas as medidas sanitárias e cuidados necessários. Fico muito feliz em poder reativar esse trabalho”, disse o prefeito Alan Costa.
De acordo com o secretário Roberto César, o projeto existia há alguns anos, mas só foi regularizado durante a atual gestão da prefeitura. “Agora a equoterapia retornará de maneira legal e regular. Hoje temos um termo de parceria, algo que só foi possível com o governo Alan Costa. Esse projeto é muito bacana e merecia estar correto para funcionar”, disse o secretário.
“Nosso compromisso é apoiar o município com as demandas necessárias de saúde através de investimento social. Ficamos felizes em poder ajudar a atender a população”, pontuou a analista de Responsabilidade Social da Vale, Caroline Ovídio, sobre o objetivo da iniciativa.
Participou do encontro o coordenador do projeto, Pedro Montenegro.
As informações quanto a data de início, número de vagas e como participar, serão divulgadas em breve. Vale lembrar, que as atividades de equoterapia são realizadas no Horto Municipal e liberadas para pessoas a partir de 3 anos de idade.
Fotos: PMM