Matérias - 17/08/2020 | 14h22m
Resende inaugura Hospital Veterinário
Resende
Após um período de obras de construção que garantirão a qualidade da saúde pública voltada aos animais, a prefeitura inaugurou o primeiro Hospital Veterinário público da região sexta-feira, 14.
Uma obra muito aguardada pela população e que atenderá de forma totalmente gratuita os animais de estimação, em especial os mantidos por famílias de baixa renda e que não têm condições de arcar com as despesas dos tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
O Hospital Veterinário fica próximo à Área de Exposições no bairro Morada da Colina e terá funcionamento 24h para ajudar a suprir a demanda local. Os atendimentos começam a partir de segunda-feira, 17, e conta com quatro médicos veterinários de plantão.
Além dos atendimentos clínicos, serão feitas cirurgias como de Piometra, prolapso retal, retirada de baço e retirada de tumores de pele e mama, quando necessário.
A unidade terá 20 vagas para internação para cães e gatos de pequeno porte, sendo 10 de uso comum e 10 de isolamento de doenças infecto contagiosas. Também serão possíveis realizar procedimentos simples como suturas de ferimentos, curativos e bandagens, retirada de unhas fraturadas e limpeza de ouvidos.
A unidade médica também atuará na imobilização de membros fraturados quando possível, ultrassonografia para fins diagnósticos, internação, soroterapia, aplicação de medicamentos para animais em internação e amputação de membros, quando for o caso.
O primeiro Hospital Veterinário público da região também conta com espaços para funcionários como copa, banheiros e almoxarifado. Também contará com um estacionamento e recepção externa e interna.
Entre as diversas intervenções e avanços de melhorias que foram feitas pela equipe da prefeitura estão: pavimentação do estacionamento, estrutura da varanda, telhado, janelas, trabalhos de paisagismo e muito mais. Também foram criados uma terceira faixa na Estrada Resende Riachuelo e redutor de velocidade no acesso à entrada do hospital e um desvio na ciclovia, que existia, e foi adaptada para garantir a segurança das pessoas.
Recentemente, também foi instalada a mobília na unidade médica que conta com mesa para escritório, longarinas com três assentos, cadeiras fixas e giratórias, estantes e armários.
- O Hospital Veterinário é uma obra muito importante para a cidade e um investimento na saúde pública. Além de ser muito aguardado e ajudará os cães e gatos da população, principalmente as famílias que não tem condições de pagar todo o tratamento - ressaltou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Foto: PMR