Matérias - 30/09/2020 | 13h08m
Unacon de Angra dos Reis é inaugurada
Angra dos Reis
Inaugurada terça-feira, 29, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia Christiane Jordão (Unacon). Ela oferecerá aos pacientes com câncer do município a possibilidade de tratar a doença na própria cidade, com atendimento humanizado e estrutura de alta qualidade.
Funcionando a partir de terça-feira no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), a Unacon conta com atendimento em oncologia clínica e cirúrgica, disponibilizando aos usuários do SUS atendimento em quimioterapia e cirurgias oncológicas.
Ela foi montada numa área de 242,40 m², abrigando recepção, dois consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos com 12 vagas para atendimentos simultâneos em quimioterapia, sendo dez poltronas e dois leitos, além de estrutura de apoio.
A realização dos procedimentos cirúrgicos oncológicos ocorrerá no centro cirúrgico do hospital, com o médico oncologista clínico definindo a conduta de tratamento a ser seguida, assim como as atividades de quimioterapia - quando solicitada, uma equipe de cirurgia oncológica efetuará os procedimentos cirúrgicos. Também haverá, conforme a necessidade, a oferta de exames diagnósticos de endoscopia e colonoscopia.
Além de a cerimônia contar com a presença de autoridades municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde e profissionais da Unacon e do HMJ, o evento também reuniu familiares da técnica de enfermagem Chris Jordão, angrense que se transformou num símbolo da luta contra o câncer na cidade e que, como homenagem póstuma, dá nome à unidade.
Após as falas dos representantes do governo municipal, dos profissionais da Unacon, do Conselho Municipal de Saúde e dos familiares de Chris Jordão foi feito o descerramento da placa alusiva à entrega da Unacon à população de Angra, com todos os participantes da cerimônia sendo convidados a conhecer as instalações da unidade.
FUNCIONAMENTO DA UNACON
Para fazer uso dos serviços oferecidos gratuitamente pela Unacon, o paciente com diagnóstico de câncer deve ir até a Secretaria de Saúde e fazer sua solicitação de tratamento. Essa informação será repassada à Unacon para definir o agendamento com o oncologista. O médico especialista então acolherá o paciente e decidirá como será o tratamento.
Os cidadãos que fazem tratamento fora domicílio poderão optar em continuar onde estão ou serem transferidos para Angra. Aqueles que decidirem mudar serão acolhidos e o serviço de assistência social da Unacon auxiliará no processo de transferência do prontuário do paciente para definir como se dará a continuidade do tratamento.
De início, os serviços serão custeados pela prefeitura. Num segundo momento, após a habilitação pelo Ministério da Saúde, o serviço passará a ser regional, tornando Angra dos Reis referência em atendimento oncológico.
Fotos: PMAR