Matérias - 08/11/2020 | 09h12m
Angra vacina contra febre aftosa
Angra dos Reis
Este mês de novembro é o período da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Angra dos Reis. Do dia 1º a 30, proprietários devem vacinar seus animais. Em virtude da pandemia, a Superintendência de Agricultura da prefeitura de Angra só está indo aplicar as doses caso os proprietários tenham algum problema ou dificuldade na aplicação. O setor também está auxiliando esses proprietários fazendo levantamento dos menores preços das vacinas e ajudando a organizar compras coletivas das doses. A vacina de aftosa deve ser comprada pelos produtores.
– A secretaria também busca as vacinas ou consegue que a agropecuária traga as doses até Angra, para evitar que os produtores se exponham devido à atual pandemia - explicou a médica veterinária do setor.
A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que provoca febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos os ruminantes selvagens.
Depois que as vacinas chegam elas são distribuídas conforme os protocolos do Ministério da Saúde. A superintendência está ajudando os produtores a preencher a declaração de vacinação, que deve ser enviada por email ou Whatsapp para o Núcleo de Defesa Sanitária do estado. Com isso o produtor recebe seu comprovante de vacinação.
Os produtores que precisarem de apoio na aplicação podem procurar a superintendência às segundas, quartas e sextas-feiras, de 8 às 17h, no calçadão Nelcy Bittencourt Cabral (ao lado da loja Lalinha Modas), Centro.
Para mais informações, os telefones são 3377-1780, 3377-5786 ou 3377-6080. A Superintendência de Agricultura também adquiriu 1.500 doses de vacina antirrábica que serão doadas aos produtores que vacinarem seus animais contra aftosa na segunda etapa.
Foto: PMAR