Matérias - 22/03/2021 | 07h57m
Pinheiral testa iluminação de LED em escolas
Pinheiral
Na noite de terça-feira, 16, o Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, localizado no Centro recebeu uma equipe da N&M Engenharia para realizar a testagem das lâmpadas de LED instaladas através do projeto Poder Público Eficiente, custeado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da LIGHT e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cujo principal objetivo é reduzir o desperdício de energia através da substituição de equipamentos ineficientes, com previsão de gerar economia financeira significativa nos valores de conta de energia do município, chegando até 286.67 MWh/ano.
No total, o projeto engloba 50 prédios públicos do município que também terão suas lâmpadas substituídas, além da construção da primeira usina fotovoltaica do município que tornará as duas maiores unidades de ensino (Roberto Silveira e Alzira Vargas) autossuficientes em energia elétrica.
“O Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira é uma das maiores unidades escolares do município e agora se torna autossuficiente em energia elétrica. Da mesma forma, todas as outras escolas da rede municipal e prédios públicos estão recebendo o mesmo investimento. Inclusive, as escolas passaram por reformas que vão possibilitar um ambiente ainda mais adequado para a utilização das instalações dentro das medidas de prevenção ao Covid-19. É bom lembrar que além da nossa cidade ser pioneira no investimento de energia sustentável e renovável com a construção da 1ª usina fotovoltaica da Prefeitura de Pinheiral, nosso projeto de iluminação de LED foi classificado em primeiro lugar na 6ª Chamada Pública de Projetos (CPP) de eficiência energética da Light, uma conquista e reconhecimento de muito valor e relevância”, afirmou o prefeito Ednardo Barbosa.
Com o retorno das aulas presenciais não obrigatórias, iniciadas na próxima segunda-feira (22), essa é mais uma medida que fornecerá maior comodidade e qualidade de educação para os alunos que irão encontrar salas de aulas e ambientes de comum espaço preparados, visto que a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de adequações nas unidades escolares, como a disponibilização de álcool em gel em todas as dependências, o distanciamento das mesas, a exigência do uso de máscara e a utilização de tapetes higiênicos nas entradas. Também foram realizados investimentos nas estruturas das escolas do município, que receberam troca de telhado, pintura, reformas, e limpezas intensificadas.
“Nesse projeto estamos fazendo a troca de lâmpadas de todas as escolas e diferentes prédios e departamentos públicos da cidade. Durante o período em que as escolas ficaram fechadas, aproveitamos para fazer uma série de investimentos nas estruturas das escolas, nossas equipes e profissionais estão empenhados para receber os alunos da melhor forma possível. Medidas de prevenção a covid-19 e a higienização necessária para manter a segurança de todos como demarcações de carteiras, mesas com espaçamento e afins também foram tomadas”, explicou Fernando Cabral, secretário da Secretaria de Educação.
Foto: PMP