Matérias - 09/04/2021 | 12h02m
Secretaria de Obras desobstrui ETE de Maringá
Itatiaia
As Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos, realizaram um reparo emergencial na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, no final de semana, localizada em Maringá, por causa de um entupimento na tubulação.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vladir Fernandes Sil, equipes se mobilizaram e conseguiram solucionar o problema.
- Por causa dos últimos temporais na região, a rede que leva o esgoto para a estação foi assoreando. A terra entra nas galerias e vai entupindo. A bomba estava acionada, mas com a tubulação entupida, parou de funcionar. Procuramos diversas alternativas e junto com a secretaria de Obras, trabalhamos incansavelmente para desentupir a rede. No início dessa semana, o trabalho emergencial foi concluído - relatou.
O secretário acrescentou ainda que em parceria com a secretaria de Obras e Serviços Públicos, as manutenções são realizadas periodicamente, com foco em melhorias constantes, mas que é necessário um trabalho a médio prazo para melhorias mais efetivas.
Para isso, a secretaria de Meio Ambiente está realizando um amplo estudo para reformar a ETE.
Segundo o secretário, a estação possui um papel fundamental nas questões ambientais e de saúde pública, uma vez que é responsável por tratar o esgoto de forma correta evitando o lançamento indevido de rejeitos em córregos ou rios.
- Estamos estudando uma reforma estrutural, ampla, pois temos problemas com a estrutura atual que não tem trazido eficiência. Os problemas estruturais são antigos. É preciso melhorar as passagens pelas galerias, diminuir a quantidade de curvas acentuadas na tubulação para evitar entupimentos, aprimorar a parte elétrica, ampliar a quantidade de bombas de cada elevatória e se possível, instalar geradores na estação - afirmou o secretário, Vladir.
Foto: AECOM/PMI