Matérias - 23/04/2021 | 09h10m
Angra inicia vacinação contra H1N1 dia 26
Angra dos Reis
A Secretaria de Saúde iniciará a primeira etapa da vacinação contra a gripe na segunda-feira, 26. Até o dia 3 de maio, serão imunizadas, nos postos de saúde, de 13h30min às 16h30min, crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias; gestantes e mães com até 45 após o parto (puérperas). Para a vacinação, será necessária a apresentação do cartão de vacina da criança e da gestante.
Segundo a Secretaria de Saúde, neste primeiro momento, os profissionais de saúde da rede pública e hospitalar serão vacinados nos seus locais de trabalho. A população indígena também receberá a vacina em seu território. Estes grupos fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para a primeira fase.
- Vamos aproveitar o drive-thru contra a covid que acontecerá no sábado, 24, para ofertar a vacinação contra a Influenza para gestantes e puérperas - informou o secretário de Saúde.
O drive-thru acontecerá de 9 às 16h, em quatro pontos do município: ESF Jacuecanga, ESF Perequê 4, CEM Japuíba e Praia do Anil (em frente ao Centro de Informações Turísticas).
Neste ano, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra a gripe seja feita em etapas, para evitar aglomeração e respeitar o distanciamento social, em razão da pandemia.
Vale lembrar que quem tomou a vacina contra a covid-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe. Caso ainda não tenha tomado, mas está próximo, é importante que dê preferência para a vacina contra a covid-19. Depois de 14 dias, poderá receber a vacina contra a gripe.
PRÓXIMAS ETAPAS
Fazem parte da segunda fase os idosos de 60 anos ou mais e os professores. A terceira fase contemplará doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
De acordo com a evolução da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar a estratégia de imunização dos próximos públicos-alvo.
Foto: PMAR