Matérias - 18/06/2021 | 09h48m
Mangaratiba tem baixos índices de criminalidade
Mangaratiba
Com apenas um caso de letalidade violenta registrado em todo ano de 2021, e com uma queda significativa do índice (comparado aos números de anos anteriores), Mangaratiba permanece sendo a cidade mais segura da Costa Verde. A informação foi divulgada quinta-feira, 17, durante a reunião mensal do Comando Integrado de Segurança Pública da região e com base nos dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP).
Segundo as informações do ISP, em maio de 2021, o município conseguiu se manter abaixo das metas de segurança estipuladas pelo Estado para crimes graves. Não houve registro de casos de homicídio e em toda a cidade, foram contabilizados apenas 1 caso de roubo de carga, 2 roubos de rua e 1 roubo de veículos.
"Esse resultado é muito favorável para Mangaratiba e nos dá a certeza que nosso trabalho integrado, através da Guarda Municipal, com as forças de segurança, dá muito certo. Tivemos um mês de maio tranquilo e vamos trabalhar ainda mais para que todos os índices de criminalidade fiquem zerados nos próximos meses", comentou o Secretário de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, Norberto Marques.
Ainda de acordo com os dados do ISP, na análise de 2021 com os anos anteriores, o número de homicídios em Mangaratiba caiu de 27 em 2018, para 13 em 2019 e 2020 e 1 em 2021. A queda também se reflete no número de roubo de veículos, que saiu de 81 em 2017, para 21 casos em 2020 e apenas 7 em 2021.
Os roubos de rua, que em 2018 alcançaram 107 registros, caíram para 13 nos cinco primeiros meses deste ano.
Vale destacar que em 2021, os roubos a residências e comércios, e os frutos de veículos também estiveram em queda.
"Estamos comemorando os números positivos e mais motivados a continuar a atuar em parceria com as Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e a Marinha. Também seguimos investindo na capacitação dos nossos agentes e aprimorando cada vez mais as estratégias de inteligência para que o morador e o visitante de Mangaratiba possam viver com tranquilidade", pontuou o prefeito Alan Costa.
Foto: PMM