Terça-feira, 12 de novembro de 2024 | 16:48

Matérias - 25/06/2021 | 08h58m

Resende desassora canal periférico na Grande Alegria

Resende
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está realizando o desassoreamento do canal periférico na Região da Grande Alegria. O trabalho que começou a ser feito no dia 1º de junho deste ano, consiste na remoção de resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios ao longo do tempo.

O objetivo deste serviço de limpeza mais complexo que utiliza uma escavadeira hidráulica pertencente ao governo municipal, é melhorar o escoamento das águas evitando as inundações decorrentes de transbordamentos.

A intervenção aconteceu nos seguintes bairros: Cidade Alegria; Boa Vista II; e Mirante da Serra. A equipe da secretaria, que envolve 10 funcionários, dará continuidade ao trabalho no mesmo canal periférico, abrangendo os bairros Boa Vista II e Alegria II. Em paralelo, também são promovidos serviços de capina e roçada nas margens do canal.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira, explicou como está o andamento dos serviços de limpeza, que incluem desassoreamento do córrego, capina e roçada nos arredores.

- Com a estiagem, período prolongado de baixa pluviosidade, a prefeitura consegue realizar o desassoreamento do canal periférico de forma eficaz. O tempo sem chuvas é mais propício para este tipo de serviço, que requer maior visibilidade da área e planejamento para a retirada adequada da vegetação excessiva, galhos, terra e resíduos em geral. O tempo seco também facilita na hora de identificar problemas nas redes pluviais. O trabalho de desassoreamento acontece, geralmente, nesta época do ano mais seca, lembrando que os canais e córregos da cidade passam por manutenção periódica ao longo do ano, independentemente das estações climáticas, visando prevenir obstruções e alagamentos. Todo o material retirado, que está nas margens do canal, será recolhido pelos caminhões em breve, durante os mutirões de limpeza. O cronograma prevê que toda limpeza da região seja concluída em julho, trazendo melhorias para o escoamento das águas e o meio ambiente - ressaltou.

Vale lembrar que a realização destes trabalhos de desassoreamento, necessitam de mapeamento e estudo de viabilidade.

Foto: PMR