Matérias - 12/07/2021 | 11h08m
Angra inaugura novas instalações policiais
Angra dos Reis
O governo municipal tem investido em segurança pública e no sábado, 10, as polícias Civil e Militar inauguraram novas instalações no município que contaram com o apoio da prefeitura. A Polícia Militar inaugurou a 1ª Companhia dos Morros, que funcionará no Morro da Caixa D’Água, num espaço cedido pelo governo municipal.
Na Ilha Grande, a Polícia Civil realizou a inauguração da projeção da 166º DP, na Vila do Abraão, reformada pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do município. As solenidades contaram com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro e do prefeito de Angra.
O governo municipal tem somado esforços em parceria com o governo do estado no investimento em segurança pública para a garantia da ordem e a redução da criminalidade, possibilitando mais segurança a moradores e visitantes.
As ações vão desde o aumento do efetivo policial através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), passando por investimentos em salas e câmeras de monitoramento, até a parceria com o Disque Denúncia. O investimento em instalações de unidades policiais é mais uma dessas iniciativas.
1ª COMPANHIA DOS MORROS - 33º BPM (MORRO DA CAIXA D’ÁGUA)
Com a nova sede, a Polícia Militar tem como objetivo ampliar sua ostensividade não só na Caixa D’Água, mas em todos os morros do Centro, melhorando a logística de suas operações em Angra dos Reis. Outro objetivo é aumentar a integração entre a instituição e as comunidades locais, já que o espaço também sediará projetos sociais, culturais e esportivos, voltados principalmente para crianças, jovens e adolescentes, cujo objetivo é somar para a formação dos mesmos.
- A prefeitura comprou viaturas, investiu em câmeras de monitoramento e em diversas ações. Temos muito o que fazer, mas estamos no caminho certo. Só que este não é um trabalho só de polícia e da prefeitura, mas que envolve a comunidade. Temos que integrar as comunidades com as polícias da cidade - disse o prefeito.
O comandante-geral de Polícia Militar destacou o trabalho de inteligência da polícia nos últimos anos, que proporcionou avanços na segurança pública de bairros como o Camorim, Frade e Belém, através de unidades policiais instaladas, que possibilitaram o direito de ir e vir dos moradores, para trabalhar, estudar e viver.
- Não diferentemente, tínhamos esse desafio para os bairros de cima na parte central de Angra dos Reis. Então buscamos parcerias para trazer segurança para esses bairros. O prefeito prontamente buscou um local no alto dessas comunidades para a PM ter o domínio territorial e daqui trazer todo o patrulhamento para a cidade, de forma preventiva, sem guerra. Esse equipamento não está sendo recebido pela polícia, mas pela população - explicou o comandante-geral.
A solenidade teve a presença de secretários estaduais, municipais e autoridades da Polícia Militar.
PROJEÇÃO DA 166º DP (VILA DO ABRAÃO – ILHA GRANDE)
Após a inauguração no Morro da Caixa D’Água, governador, prefeito e demais autoridades foram para a Ilha Grande, que vivia um dia histórico com a vacinação em massa de seus moradores para a proteção contra o coronavírus. A ilha obteve uma grande conquista não só na Saúde, mas também na Segurança Pública, com a inauguração da projeção da 166º DP. Sediada no Centro de Angra, agora a delegacia terá um espaço para proceder com os registros de ocorrência, investigações e demais trabalhos na Ilha Grande.
A Regional da Vila do Abraão, reformou a sala que será usada pela Polícia Civil. A reforma incluiu pintura, mobiliário, placas e demais detalhes de infraestrutura. Somado a isso, foi dado apoio logístico ao transporte de uma viatura da 166ª DP nesta semana. O carro ficará em definitivo operando na Ilha Grande, facilitando o trabalho dos profissionais da segurança e contribuindo para a presença policial.
- É importante que a Ilha Grande tenha um local onde a população possa vir fazer suas denúncias. Quando a gente tem um espaço como esse, diminui a sensação de impunidade. Em caso de pequenos crimes ou violência doméstica, as mulheres e outras pessoas que têm dificuldade de sair da ilha terão um local perto de casa para fazer o registro. Precisamos cuidar dessas pessoas. Diminuindo a impunidade a gente melhora a segurança de toda a localidade - destacou o governador do Rio.
O delegado responsável pela 166º DP, explica que a nova instalação facilita diversas atuações, como por exemplo, prisões em flagrante e autuações, que poderão ser feitas na própria ilha, facilitando a atuação policial em casos de violência doméstica, crimes ambientais, tráfico de drogas etc.
- Outra vantagem é podermos dar uma atenção especial ao turista, em linha direta com a delegacia especializada em atendimento ao turista, que fica no Rio de Janeiro - afirmou o delegado.
Até o fechamento desta matéria, três registros tinham sido feitos na projeção da 166º na Ilha Grande.
Foto: PMAR