Matérias - 16/07/2021 | 11h08m
Mangaratiba abre inscrições para curso de jardinagem
Mangaratiba
A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), iniciou quinta-feira, 15, o Projeto Jardinando Vidas. A iniciativa vai oferecer um curso gratuito de formação em jardinagem para pessoas acima de 18 anos. A capacitação deve durar aproximadamente quatro meses e as inscrições estão abertas.
O prefeito Alan Costa, participou do lançamento do projeto, realizado no Horto Municipal. Ele explicou que a capacitação será de extrema importância, pois vai impulsionar a geração de trabalho e renda na cidade.
"O Jardinando Vidas vai formar gratuitamente os moradores em profissionais da Jardinagem. Como temos uma demanda muito grande por este serviço nos condomínios e hotéis, tenho certeza que novas oportunidades de emprego surgirão no município", disse o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, destacou que o curso também é mais um instrumento para ajudar no cuidado e preservação do meio ambiente.
"Esse projeto gera emprego, renda e ainda é uma oportunidade para cuidar de verdade dos nossos recursos naturais", disse.
O IEVA, além de oferecer as aulas com profissionais capacitados, ainda vai disponibilizar aos alunos do curso todo o maquinário necessário para realização das aulas práticas.
O Jardinando Vidas conta ainda com apoio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca e Governo, Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Eventos.
Sobre o Curso
O curso do Projeto Jardinando Vidas oferece formação básica em jardinagem. As aulas serão iniciadas em 1º de agosto e divididas em parte teórica e prática. A capacitação tem previsão de duração de 4 meses.
Quem se inscrever vai aprender noções básicas de jardinagem; tratamento e preparo do solo; identificação de espécies de plantas; construção e manutenção de jardins públicos e privados; tratamento de hortas e gramados; poda, rega e técnicas de irrigação; manejo sustentável; técnicas de compostagem com folhas secas e serrapilheira; e produção de húmus.
Para participar basta ter 18 anos ou mais, ser morador da cidade e ter o ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]
Estiveram presentes no lançamento de projeto o secretário de Governo, Finanças e Planejamento, Luiz Cláudio Ribeiro, de Serviços Públicos, Fábio Ferreira, o de Turismo e Cultura, Luís Fernando da Matta, além do subsecretário de Agricultura, Tauan de Moura, e o Presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.
Foto: PMM