Matérias - 13/10/2021 | 06h51m
Resende realiza campanha para descarte de eletrônicos
Resende
Mais uma Campanha de Descarte Solidário de Eletroeletrônicos será realizada no município. A ação é desenvolvida pelo Rotary Club com apoio da Agência do Meio Ambiente (Amar) e do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear), ligado à Amar. Nesta 5ª edição de 2021, interessados podem descartar seu lixo eletrônico em pontos fixos instalados nos distritos de Visconde de Mauá e Engenheiro Passos, além do sistema drive-thru, que será promovido no Parque das Águas, no Jardim Jalisco.
A iniciativa visa incentivar o descarte corretamente ecológico dos resíduos eletroeletrônicos e angariar fundos a serem destinados para a instituição FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer). O material arrecadado, através de um empresa licenciada nesta especialidade, será convertido na ação beneficente celebrando o mês ‘Outubro Rosa’, campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero.
Entre os dias 13 e 21, de 9 às 16h, o descarte correto do material eletroeletrônico poderá ser feito na sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), na Rua Wenceslau Braz, 240, em Visconde de Mauá.
No dias 19 e 21, de 8 às 12 e de 13 às 17h, a coleta será na Casa Azul, na Avenida das Camélias, em Engenheiro Passos. No sábado, 23, de 9 às 15h, haverá drive-thru no Parque das Águas.
O presidente da Amar, Wilson Moura, explicou que uma tenda será montada no Parque das Águas, nas imediações da Beira-Rio, para que a população possa participar da ação eliminando seu lixo eletroeletrônico.
- A ação será esquematizada para o recebimento do material pelo sistema drive-thru, com a participação de motoristas em seus veículos, ciclistas e até pedestres. A ideia é facilitar o descarte e ao mesmo, respeitar os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia da Covid-19. O projeto busca um mundo de sustentabilidade no qual as pessoas entregam seus bens inutilizáveis e ainda contribuem para que todo o material seja vendido e os seus recursos financeiros convertidos para ações de combate ao câncer, através de uma instituição social credenciada – disse Wilson.
O que pode ser descartado?
Os eletroeletrônicos, foco da ação solidária, podem ser definidos como todo e qualquer aparelho que precise de energia para funcionar, seja oriunda de pilhas, baterias ou rede elétrica. Os possíveis materiais vão desde aparelhos pequenos como celulares e afins até ventiladores, fogões, geladeiras e máquinas de lavar.
Fotos: PMR