Quinta-feira, 7 de novembro de 2024 | 10:00

Matérias - 25/02/2022 | 06h06m

Cultura retoma o “Angra Salva Sua Memória”

Angra dos Reis
É sempre importante exaltar as pessoas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Pensando nisso, em 2006, foi criado o “Angra Salva Sua Memória“. Depois de uma pausa, a Secretaria de Cultura e Patrimônio retornou com o projeto e a primeira homenageada nesta nova fase foi a dona Rosinha Savvas Galindo.

A homenagem aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 23, na Praça General Osório, no Centro, uma espécie de quintal da dona Rosinha, que mora há anos bem próximo ao local. Além de familiares e amigos, também estiveram presentes o prefeito, secretários de Governo, e o de Cultura e Patrimônio.

- Esse projeto é para resgatar as memórias vivas de Angra. Desde que começou, são homenageadas apenas pessoas em vida. Temos que elevar o nome de personalidades que tenham contribuído para o progresso de Angra dos Reis e dona Rosinha é um exemplo de vida para nós - destacou o secretário de Cultura.

Dona Rosinha foi uma das fundadoras da Orar, instituição beneficente que confecciona enxoval para bebês de famílias carentes e faz parte ainda da Irmandade de São Benedito. Durante muitos anos, atuou como voluntária no Asilo São Vicente de Paulo e fez parte do coral paroquial de Angra na Igreja Matriz, além de ser membro ativo na Associação do Sagrado Coração de Jesus.

- Homenagem justa e muito merecida. É sempre importante revivermos a história de pessoas que contribuíram com a cidade e dona Rosinha, com sua família sempre foi muito presente, então estou muito feliz - afirmou o prefeito.

Testemunha viva de quase um século de vida, dona Rosinha tem quatro filhos e dois netos.

- Para mim e para minha família, hoje é um dia muito especial, de uma grande emoção. Te agradecemos, mãezinha, por todas as vezes em que você foi forte quando não podíamos ser e você foi uma rocha. Nós te amamos - disse Miriam Galindo, representando os filhos da homenageada.

O objetivo da Secretaria de Cultura e Patrimônio é realizar edições mensais do “Angra Salva Sua Memória”, com homenagens a personalidades de toda cidade.

Foto: PMAR