Matérias - 18/03/2022 | 20h05m
Barra do Piraí terá projeto Segurança Presente
Barra do Piraí
A Secretaria de Ordem Pública inaugura em breve a Base do projeto Segurança Presente, que é um programa de policiamento e aproximação, sendo pioneiro da polícia militar. O evento de lançamento aconteceria em fevereiro e contaria com a presença do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Porém, foi cancelado por conta da tragédia em Petrópolis.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, José Luiz Brum, além de toda segurança instalada, haverá também policiamento extra, o Regime Adicional de Serviço (RAS).
“Visando o aumento da segurança no município, o policiamento no Centro será redobrado, resguardando assim, o comércio e a população. Além disso, as comunidades que mais carecem de segurança também serão comtempladas”, afirmou.
Responsável pelas tratativas com o Governo do Estado, sobretudo com o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacelar, o prefeito Mário Esteves, afirma que o projeto é significativo, uma vez que segurança é fator primordial para todos.
“É importante que haja um projeto que vise a segurança da cidade e a população possa ser preservada. O Segurança Presente vem para somar e resguardar o município. Apesar da segurança ser atribuição do Governo do Estado, entramos no circuito para trazer este projeto ao município e vamos dar todo suporte que essa iniciativa precisa”, afirmou o prefeito.
Município terá 200 câmeras de segurança
Ratificando o compromisso do Governo Municipal com a segurança pública, o prefeito Mario Esteves anunciou que o município terá cerca de 200 câmeras de monitoramento em diferentes pontos. O chefe do Executivo aponta que “esse instrumento vai garantir que a população viva com mais paz pelas ruas. Além disso, poderemos controlar um possível avanço de atitudes suspeitas. Dessa maneira, estaremos colaborando com o Governo do Estado, no sentido de proporcionar segurança à população. Nossos índices não são alarmantes, como em algumas cidades do estado. Porém, vamos evitar que a criminalidade se propague”, disse Mario Esteves.
Dentro do projeto de monitoramento, o prefeito confirma que o município terá um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em local a ser implementado e estudado, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Agentes da Guarda Municipal também serão inseridos no contexto, segundo o prefeito.
Foto: SECOM/PMBP