Quinta-feira, 7 de novembro de 2024 | 02:57

Matérias - 21/04/2022 | 07h56m

Rio Japuíba recebe serviço de desassoreamento

Angra dos Reis
Pelos próximos trinta dias, equipes da Secretaria Executiva de Serviços Públicos trabalharão no desassoreamento do Rio Japuíba - ação essencial para a prevenção contra alagamentos em períodos de chuva. No total, a prefeitura realizar 23 intervenções deste tipo em 15 localidades, com objetivo de garantir o escoamento de água, evitando maiores transtornos com enchentes no futuro.

As ações foram autorizadas pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea), mediante pedido municipal para execução do programa de desassoreamento na cidade, que deverá ser concluído em 120 dias. Os bairros da Jacuecanga e Belém foram atendidos. Os próximos bairros a receberem as equipes do Serviço Público serão: Parque Mambucaba, Vila do Abraão, na Ilha Grande, além do Bracuí, Ariró, Pontal, Frade, Centro, Camorim, Monsuaba e Cantagalo.

Para executar os serviços, o município destinou escavadeiras, retroescavadeiras, caminhões, balsa com batelão, um trator de esteira, pá carregadeira e escavadeira de braço longo.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino, explicou que o maquinário mobilizado depende da localidade. No caso do Rio Japuíba, por exemplo, o serviço exige entre outros, uma escavadeira de braço longo permitindo o acesso à parte mais profunda do rio.
- É um trabalho que demanda muita atenção e se torna imprescindível para evitar alagamentos nas localidades próximas desses rios e canais - ressaltou o secretário.

Os trabalhos executados pelo município ganharam as atenções dos moradores da Japuíba e apoio da Associação de Moradores da Vila Nova. O presidente da entidade, Alexsandro Carioca, acompanhou os trabalhos.
- Em algumas localidades do bairro, a água chegou a um metro de altura nas últimas chuvas que castigaram a cidade este ano. Esperamos que, com essa limpeza no rio, as enchentes acabem - ressaltou Alexsandro.

Foto: PMAR