Quinta-feira, 7 de novembro de 2024 | 02:38

Matérias - 01/05/2022 | 14h31m

Projeto Sanear Mangaratiba avança na cidade

Mangaratiba
Nesta semana a Secretaria de Meio Ambiente deu mais um passo para a implantação do Projeto Sanear no município. Equipes da pasta estiveram nos bairros Cachoeira I, II e III, em Muriqui, para cadastrar as famílias que serão beneficiadas com a instalação de biodigestores.

A equipe da Secretaria fez o levantamento das casas que poderão ser contempladas e o preenchimento do formulário para cadastro no projeto. A ficha tem como foco identificar se as famílias atendem aos seguintes pré-requisitos: ter renda familiar de até um salário mínimo; residir próximo a corpo hídrico; não possuir sistema de esgotamento sanitário e dispor de espaço para instalação do biodigestor. Os moradores são atendidos de acordo com a necessidade sanitária de seu imóvel.

O Projeto Sanear Mangaratiba visa, através da instalação de biodigestores, diminuir a carga orgânica que chega aos rios, cachoeiras, praias e córregos da cidade. A iniciativa tem custo baixo, eficiência de até 86% e ainda ajuda a proteger os recursos naturais, preservando o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida para a população.

Vale lembrar que no último ano a SMMA instalou biodigestores em imóveis da Fazenda Ingaíba e na Cachoeira I.

“Estamos trabalhando para minimizar o impacto do esgotamento sanitário descartado indevidamente nos nossos recursos hídricos. Esse é um projeto que não carece de investimento alto, mas faz uma enorme diferença na preservação do meio ambiente, na qualidade de vida das famílias e no combate à poluição”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto.

SAIBA MAIS
Os biodigestores são a evolução no tratamento de esgoto doméstico. O biodigestor é uma solução 2 em 1 e a sua tecnologia reúne num só produto os processos da fossa séptica com filtro anaeróbio. O sistema de tratamento de esgoto é prático, compacto e eficiente porque elimina até 86% da matéria orgânica presente no efluente. O biodigestor não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico. Ideal para o tratamento de efluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios.

Foto: PMM