Quarta-feira, 6 de novembro de 2024 | 11:22

Matérias - 30/08/2022 | 18h04m

Ipiabas sedia treinamento da FioCruz

Barra do Piraí
Está sendo realizado em Ipiabas, segunda e terça-feira, 29 e 30, a Oficina de Treinamento Regional em Saúde e Ambiente para o uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo), que é uma plataforma computacional essencial e inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre (Ciss) no monitoramento de animais silvestres e animais de interesse para Saúde Pública.

O encontro reúne representantes dos municípios de Piraí, Rio Claro e Vassouras, além da Guarda Florestal da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Ambiental Municipal, Defesa Civil, Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde, secretarias do Ambiente, de Agricultura, de Turismo e Universidade Severino Sombra.

Neste primeiro dia, as palestras e oficinas se concentraram nas áreas de saúde municipal e regional, contando com apresentação de Débora Rodrigues, da Vigilância Epidemiológica de Barra do Pirai, que falou sobre “O Estudo da ecoepidemiologia das leishmanioses no município tendo como foco o inseto vetor”. Houve ainda a apresentação dos participantes e dos integrantes representantes da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde (PIBSS\FioCruz).

A palestra “Relação da Saúde Silvestre e Humana e o contexto de surgimento do Siss-Geo e Monitoramento de Animais na Mata Atlântica em Região do Médio Paraíba: O aplicativo Siss-Geo como ferramenta para a saúde silvestre e humana e a gestão da biodiversidade” foi ministrada pelos pesquisadores Pedro Zeno e Luiz Gomes, que são do departamento de Biodiversidade da Fiocruz.

Para o secretário Municipal de Saúde, Carlos Renato Moreira, este é um importante momento para trocar experiências e trabalhar as questões ligadas a saúde pública como regional.
“É um momento de debater estas questões. Nada melhor que trocar essa experiência com pessoas da região e do estado. São assuntos complexos, que servem para o nosso aprendizado, e, consequentemente, capaz de levar para a população”, apontou o secretário.

Na terça-feira, 30, os debates reúnem representantes das áreas do Ambiente, Agricultura, Turismo, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e universidades, apresentando um panorama das secretarias municipais e das universidades. A palestra como tema “Relação da Saúde Silvestre e Humana e o contexto de surgimento do Siss-Geo e Monitoramento de animais na Mata Atlântica em Região do Médio Paraíba: O aplicativo SISS-Geo como ferramenta para a saúde silvestre e humana, e a gestão da biodiversidade”, apresentada pelos mesmos pesquisadores.

Para o prefeito Mário Esteves, a escolha de Barra do Pirai para sediar este encontro demonstra que a cidade está inserida na rota dos cursos e treinamentos para melhorar a qualidade de saúde de toda a população.
“O município vem se destacando a cada dia mais com os investimentos em saúde, por isso vemos que treinamentos como este, são importantes para a saúde da população”, disse o prefeito.

Foto: PMBP