Quarta-feira, 6 de novembro de 2024 | 10:28

Matérias - 30/08/2022 | 18h13m

Secretaria de Saúde inaugurou Sala Azul

Mangaratiba
Agora os homens do município contam com um espaço exclusivo para cuidar da sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou a Sala Azul. O local, preparado para fazer uma abordagem diferenciada e quebrar preconceitos por parte do público masculino, terá como objetivo zelar pela qualidade de vida dos homens e reforçar a prevenção a diversas doenças, como o câncer de próstata.

A Sala Azul integra a rede de atenção básica do município e funcionará na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Nova Mangaratiba. E a fim de garantir que os pacientes se sintam mais a vontade, a equipe que atende no espaço é toda formada por homens. Um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem foram treinados para oferecer um acolhimento humanizado e preparado para preservar a privacidade do paciente.

Uma outra novidade trazida pela Sala Azul serão os atendimentos aos sábados. A ideia é viabilizar para os homens que trabalham durante a semana, o acesso mais facilitado ao atendimento médico. Além das consultas de saúde do homem, a Sala também ofertará planejamento familiar, coleta de exames, testes rápidos para DST’s, programa antitabagismo e encaminhamento para tratamento contra a dependência química. Todos os procedimentos funcionarão mediante agendamento, o qual poderá ser feito em qualquer uma das ESFs da cidade.

Eliseu Reis, coordenador da Sala Azul, explicou que o trabalho diferenciado visa melhorar a qualidade de vida do público masculino.
“Queremos cuidar da saúde dos homens e ajudar a quebrar o medo e o preconceito que muitos têm. O temido toque, por exemplo, muitas vezes pode ser substituído por um simples exame de sangue. Então, estamos aqui para explicar isso e trabalhar a prevenção da saúde masculina”, disse.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, explicou a importância do novo espaço de atendimento.
“Os homens contam agora com um equipamento de saúde feito exclusivamente para cuidar deles, que nem as mulheres têm a Casa Rosa. Nosso objetivo é promover, dentro da atenção básica, o cuidado com a saúde masculina e prevenir o surgimento de doenças. Estamos felizes em ver a aceitação do público alvo e ver que muitas mulheres também estão apoiando este trabalho”, disse.

Vale destacar que no primeiro sábado de funcionamento, a Sala Azul atendeu 27 pacientes. O local fica na Estrada São João Marcos, em frente a igreja Presbiteriana.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças da secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, das subsecretárias Ane Cordeiro e Fernanda Evangelista, da coordenadora das ESF’s, Elis Pedro, a enfermeira da ESF Nova Mangaratiba, Luciana Garcia, e a equipe da Sala Azul, Dr. Alan Louzada, e o técnico de enfermagem, Oswaldo.

Foto: PMM