Matérias - 05/10/2022 | 10h08m
Unidade de Saúde promove valorização da vida
Valença
A Unidade de Saúde do Bairro São José das Palmeiras, através da enfermeira Clarice Silva, da médica Barbara Almeida, da nutricionista Gilcimar Santos e equipe, realizou uma roda de conversa com a presença de moradores do bairro e profissionais da saúde. Na oportunidade foram tratados assuntos referentes a doenças crônicas não transmissíveis, sobre a depressão, ansiedade, transtornos bipolares, entre outros problemas, que estão ganhando força na sociedade, causando danos que por vezes, são irreparáveis.
É por isso que o Setembro Amarelo, mês de campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida é tão importante, reforçando que população, órgãos e profissionais da saúde precisam estar unidos para combaterem um grave cenário, ajudando a preservar as vidas ao redor.
De acordo com os diagnósticos de depressão na população adulta brasileira cresceram 41% nos dois primeiros anos de pandemia de Coronavírus. Foram analisados dados de antes da COVID-19 e do primeiro trimestre deste ano.
Diante destes números, é possível afirmar que os profissionais da saúde possuem um importante papel no combate ao suicídio, não somente alertando e instruindo a população, e realizando e apoiando campanhas, mas atuando no dia a dia de forma humanizada, colocando os pacientes em primeiro lugar.
“A forma de ouvir, conversar e direcionar as pessoas impacta diretamente na maneira como estas se sentem acolhidas e é importante ressaltar que é mais fácil que um paciente ouça um profissional da saúde, se este passar confiança e se mostrar como um parceiro. Assim é preciso conhecer cada paciente e fazer um atendimento personalizado e sem julgamentos. Se todos apoiarem o Setembro Amarelo e ações de valorização à vida durante todo o ano, e mais do que isso, fizerem a diferença através dos atos do dia a dia, mais fácil será a transformação do cenário. Parceria e confiança são as palavras-chave para atendimentos mais humanizados”, comentou a enfermeira Clarice, responsável pela Unidade de Saúde.
Foto: PMV