Quarta-feira, 6 de novembro de 2024 | 04:39

Matérias - 28/10/2022 | 09h13m

Centro POP em novo endereço

Resende
O serviço do Centro Pop ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está em novo endereço. O programa agora está na Rua Eduardo Cotrim, 36, Centro, com um espaço mais confortável e adequado para receber a população que utiliza o serviço. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o local oferecerá melhores condições, com um espaço amplo e arejado. Além disso, o serviço estará mais próximo do abrigo, outro serviço que muitas dessas pessoas utilizam para passar as noites.
- Com a mudança teremos um espaço de convivência mais humanizado, com mais proximidade com as pessoas e condições para desenvolver um trabalho mais efetivo. O Centro Pop desenvolve um trabalho fundamental no processo de busca por mais dignidade para as pessoas em situação de rua. Continuaremos com todo empenho, empatia e profissionalismo - comentou a secretária Jacqueline Primo.

Além da recepção presencial, o serviço também conta com um telefone, que pode atender e tirar dúvidas da população. O número é (24) 3360-9739.

Serviço do Centro Pop
O Centro de Referência Especializado para População em situação de rua (Centro Pop) disponibiliza, em seu espaço, a oportunidade de realizar a higiene pessoal e desenvolve atividades de convivência, grupos e oficinas, além de atendimentos técnicos individuais, busca ativa, abordagens diurnas e noturnas. 

O serviço conta com uma equipe qualificada para entender as demandas de cada usuário e encaminhar para o atendimento mais assertivo possível. Três refeições, ao todo, são oferecidas no Centro Pop: café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Acolhimento Institucional (abrigo)
O serviço de Acolhimento Institucional foi inaugurado em 2019, atende adultos e famílias e hoje funciona 24 horas, sendo o primeiro nessa modalidade na história do município. O serviço é uma alternativa importante para a população em situação de rua e atua na retomada da dignidade, já com histórico de casos de pessoas que conseguiram sair do abrigo para uma moradia paga com recursos próprios da pessoa.

O serviço conta com usuários fixos e flutuantes. Todos os dias são oferecidas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A entrada é sempre regulada pela equipe de plantão. O espaço oferece a oportunidade de higiene pessoal, uso do banheiro e convivência, além de oficinas, palestras e outras atividades multidisciplinares desenvolvidas em grupo. O abrigo fica na Rua Pedro Braile Neto, 137 – Centro.

Foto: PMR