Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | 19:35

Matérias - 08/11/2022 | 08h18m

Secretaria de Agricultura inicia vacinação contra Aftosa

Barra do Piraí
Segunda-feira, 7, teve início a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no município. A Secretaria de Agricultura, disponibilizará a vacina gratuitamente aos pecuaristas da cidade. Nessa etapa do processo, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos. A distribuição dos imunizantes ocorrerá na própria Secretaria de Agricultura, na Rua Ramiro Jaime da Fonseca, 164, Centro, de 9 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

Interessados devem levar isopor e gelo para o acondicionamento e transporte da vacina. Além disso, devem apresentar o CPF concernente ao seu cadastro no Núcleo de Defesa Agropecuária. A disponibilização das doses será realizada apenas até o dia 30 de novembro, e a declaração de vacinação deve ser entregue ao Núcleo de Defesa Agropecuária pelos produtores em até cinco dias úteis no mês de novembro após eles receberem o imunizante.

A Febre Aftosa é uma doença que afeta animais como bovinos e bubalinos. Sua transmissão se dá através do contato entre um animal saudável com um animal doente ou pelo contato com materiais, água e alimentos contaminados. A enfermidade pode causar uma série de problemas aos animais, tais como queda da produção de leite, emagrecimento, febre alta, inflamação nas tetas, lesões nas patas entre outras coisas.

Dessa forma, a doença representa um grande prejuízo para os pecuaristas, uma vez que ela impede diretamente a venda de seu produto, levando em conta que ela impõe barreiras que dificultam a comercialização tanto local quanto internacional daquele produtor. Portanto, o intuito da vacina é desenvolver imunidade e reduzir a propagação do vírus no rebanho.  Assim, ela colabora para que haja um maior controle da doença, diminuindo as consequências e efeitos negativos, tanto financeiros quanto sociais, para o pecuarista, mantendo a valorização do gado.

Segundo a engenheira agrônoma e chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária do município, Patrícia Diniz, essa campanha é uma realização muito importante e que a prefeitura tem um papel fundamental nesse processo.
“A prefeitura desempenha um excelente papel na prevenção dessa doença, seu apoio é sem dúvidas, indispensável. O Ministério da Agricultura pede a vacinação de mais de 99% do rebanho, para que através disso, não seja mais necessária a vacinação obrigatória. Tendo isso em vista para que consigamos atingir níveis altos de imunização, essa parceria entre a prefeitura e o Núcleo de Defesa Agropecuária da Cidade é fundamental, levando em conta ainda que hoje no município, não temos nenhuma loja que venda as vacinas contra a febre aftosa”, afirmou Patrícia.

O secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Jesus, falou sobre o grande empenho do governo para que, cada vez mais, o rebanho da cidade fique imunizado.
“Através do grande apoio do prefeito Mario Esteves, estamos avançando no processo de vacinação do rebanho de nossa cidade. Lembrando sempre que o município é um dos poucos do estado em que a prefeitura compra e distribui a vacina de forma gratuita. Nós fazemos questão de oferecer esse serviço aos pecuaristas e isso é uma marca do compromisso da pasta e do Executivo para com os produtores rurais da cidade”, assinalou o secretário.

O prefeito Mario Esteves, ressaltou a relevância dessa campanha para o trabalho dos pecuaristas. “Essa é uma ação mais do que necessária para garantir a segurança tanto do rebanho quanto do produtor rural. Com essa iniciativa esses trabalhadores terão maior tranquilidade para desempenharem seu papel sem a preocupação de perder ou desvalorizar o gado de alguma forma”, apontou o chefe do Executivo.

Informações podem ser obtidas através do  telefone da Secretaria de Agricultura: (24) 2442-1088.

Foto: PMBP