Terça-feira, 5 de novembro de 2024 | 20:33

Matérias - 23/01/2023 | 06h11m

Hospital de Emergência inicia obras de ampliação

Resende
A prefeitura iniciou as obras de ampliação do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. As intervenções ainda estão nas primeiras etapas, como isolamento de obra, instalação de placa e remoção de intertravados.

O Hospital de Emergência ganhará um novo Centro Cirúrgico com cinco salas, sendo que três já existiam e serão transferidas para este novo local, e haverá criação de mais duas. Além disso, o Centro Cirúrgico antigo será transformado em um novo local de internação com previsão de 20 a 25 novos leitos. Assim, possibilitará o aumento da capacidade de internação e os números de cirurgias serão dobrados.

No cronograma também está previsto a criação de um almoxarifado e um arquivo em cima do novo centro cirúrgico, e um novo espaço coberto para estacionamento de ambulâncias para conservação dos veículos da chuva e sol.

A medida foi possível devido a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O secretário de Saúde, Jayme Neto, destaca que com a ampliação a capacidade de atendimento será maior possibilitando ainda mais qualidade nos serviços prestados à população, que chega à unidade hospitalar em busca de tratamentos e algum conforto.

- Iniciamos em 2023 com mais uma importante e esperada demanda saindo do papel, a ampliação do Hospital de Emergência. A saúde pública do município é referência em nossa região e também pode ser considerada no estado do Rio de Janeiro, com atendimentos de urgência e também nas unidades de saúde da atenção básica. Durante a pandemia, a unidade hospitalar e o setor de imunização tiveram seus papéis fundamentais para se tornar uma referência. Desde o início da atual gestão, ainda em 2017, vem sendo realizadas diversas obras de reforma, construção e ampliações de várias unidades de saúde. Além de importantes investimentos que proporcionam serviços com mais qualidade e com profissionais capacitados para atender os moradores - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Mais investimentos
Vale destacar que desde o início do atual governo municipal, a saúde é uma das prioridades. E principalmente o Hospital de Emergência, que em 2023 recebeu um equipamento para realizar cirurgias de emergência por videolaparoscopia, tornando-se o 1° Hospital Público da Região Sul Fluminense a realizar esse procedimento.

Além disso, em 2022 a unidade hospitalar recebeu um processador de imagem moderno e avançado para atender às demandas do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). O equipamento é utilizado para transferir os resultados para os computadores do CDI. Assim como foi instalado um sistema de monitoramento para gestão de informações clínicas integradas. O sistema fica no Centro de Terapia Intensiva e busca monitorar todas as informações do paciente e gerir os recursos utilizados em cada atividade realizada no CTI.

Foto: PMR