Matérias - 16/02/2023 | 07h19m
Secretaria de Saúde recebe computadores novos
Itatiaia
A Secretaria de Saúde recebeu quarta-feira, 15, 100 computadores novos. Os equipamentos serão direcionados para as unidades da rede municipal de saúde. Segundo o Gerente de TI (Tecnologia de Informação) da pasta, Rudney Santos, eles se somam aos 150 existentes.
Rudney destaca que com a chegada das máquinas, o percentual de informatização do sistema de saúde, hoje estimado em cerca de 30%, salte para patamar em torno de 60%. O Gerente de TI conta que os novos computadores, a partir de quinta-feira, 16, serão distribuídos para as unidades. Um estudo prévio definiu as quantidades e locais que receberão os equipamentos.
“As recepções das unidades de saúde e os consultórios médicos estão entre os que receberão as máquinas. Com a chegada destes equipamentos vamos também ampliar nosso percentual de prontuário eletrônico. Isso significa um ganho para os usuários do sistema de saúde e ampliação de nossos indicadores, representando mais receita a partir dos atendimentos prestados”, afirmou.
O Gerente de TI ressalta que com os equipamentos, será possível controlar estoques, saber como está o dispensário e o almoxarifado, tendo uma noção mais efetiva sobre todo o quadro da rede. Rudney informa que há previsão de, em breve, a Secretaria de Saúde receber um lote de impressoras.
- A perspectiva é de que, cumprindo em breve mais esta etapa, consigamos atingir os 100% de informatização de nossa rede de saúde - salientou.
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, adianta que os novos computadores são um importante reforço no trabalho realizado pela pasta. Ele destaca que um dos benefícios gerados pelos equipamentos será a ampliação do percentual do prontuário eletrônico.
“As vantagens são para todo o sistema, mas podemos destacar que, em relação ao prontuário eletrônico, vai servir para facilitar a rotina das unidades de saúde, agilizar as informações de pacientes, além de flexibilizar e tornar mais fácil o acesso aos dados. Estamos trabalhando para informatizar toda rede e ofertar um serviço de qualidade”, concluiu.
Foto: AECOM/PMI