Matérias - 22/02/2023 | 11h09m
UBS’s oferecem qualidade no atendimento pediátrico
Três Rios
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil, através da coordenadoria de Saúde da Criança, oferece ao cidadão um conjunto de serviços pediátricos em todas as UBS’s e no Posto de Saúde Central.
Estes atendimentos são importantes para identificação de várias doenças e, principalmente, para detectar os sintomas do câncer infantil, que muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
A doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Quais os sintomas?
As consultas frequentes ao pediatra são fundamentais para identificar os primeiros sinais de câncer e encaminhar a criança para investigação diagnóstica e tratamento especializado.
Os sintomas são palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é crucial na luta contra a doença quando o paciente é uma criança. Por isso, a importância do médico pediatra que atende a criança regularmente.
O dia 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A data, criada em 2002, pela Childhood Cancer International, simboliza uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.
Foto: PMTR