Terça-feira, 5 de novembro de 2024 | 10:40

Matérias - 16/03/2023 | 16h22m

SMASDH implanta Sistema Softwares Gesuas

Pinheiral
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), com o intuito de aprimorar o trabalho destinado à população, implantou no mês de fevereiro o Sistema de Software Gesuas que visa a informatização dos dados adquiridos através dos atendimentos e acompanhamentos realizados com os usuários da política de assistência social no município, tais como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS( Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ,Casa Abrigo, Coordenadoria da Mulher e o CEAM( Centro Especializado de Atendimento à Mulher).

O sistema permite que seja realizado um diagnóstico da vulnerabilidade e/ou risco social, destacando os bairros de maior incidência e suas consequências, possibilitando a efetivação de políticas públicas e a qualificação dos serviços ofertados.

De acordo com a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a implementação do Sistema de Software tornará o acesso às informações mais efetivas.
- O Gesuas está sendo implementado para podermos ter acesso às informações dos atendimentos e acompanhamentos eletronicamente. O sistema se apresenta como mais um avanço da Assistência Social e a expectativa é que dinamize o trabalho técnico e traga efetividade ao acompanhamento das famílias. Isso trará economia, agilidade, transparência e dados estatísticos para que possamos pensar na política pública de forma mais efetiva – afirmou Patrícia.

A implementação do sistema Gesuas proporcionará que os profissionais contemplados do nosso município, tenham acesso a Universidade Gesuas, com diversas aulas que abordarão assuntos para melhor capacitação, informação e atualização. Ao concluir o curso, os profissionais receberão certificado.

Os prontuários, que anteriormente eram de papel, passaram a ser eletrônicos, com as informações interligadas e em tempo real, permitindo que as equipes tenham esse acesso de maneira remota e faça os encaminhamentos online, garantindo celeridade, economia e eficiência no trabalho.

Foto: PMP