Matérias - 17/06/2023 | 15h47m
Assistência Social promove ação contra trabalho infantil
Barra do Piraí
A Secretaria de Assistência Social promoveu diversas ações contra a exploração e o trabalho infantil. As atividades foram desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na Praça Nilo Peçanha e nas faixas de pedestres, no Centro. Houve ainda panfletagem dos serviços ofertados pelo setor pelas calçadas.
As atividades desenvolvidas pela Assistência Social estão ligadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Governo Federal. A proposta, criada em 2007, visa proteger crianças e adolescentes menores que 16 anos contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. O Dia de Combate à Exploração e o Trabalho Infantil é comemorado no dia 12 de junho.
A coordenadora do Creas, Neudineia Vergílio, lembrou das diferentes formas de trabalho infantil, como o urbano, onde crianças vendem balas nas ruas. Ainda, sobre o tema, ressaltou que são 93 formas de exploração e que cada cidadão deve estar atento aos sinais.
“O programa tem articulado com setores e secretarias para dar suporte a este trabalho com divulgação o ano todo. É uma responsabilidade de todos nós. Quando se fala em exploração do trabalho infantil, as pessoas acabam se voltando ao urbano, nas ruas, mas existem o doméstico - muitas vezes deixando de estudar. A criança pode ajudar, aprendendo, mas não como responsabilidade, substituindo o adulto. Além disso, temos a exploração rural, a sexual, o tráfico - recrutando adolescentes para a ilicitude - e outros”, disse a coordenadora.
O prefeito Mario Esteves, acredita que investimentos na Educação são pontes para mudança neste setor.
“Vivíamos numa sociedade bem antiquada, retrógrada, e que pensava que crianças e adolescentes poderiam trabalhar. Com isso, a exploração foi paralela. Muitas pessoas, grupos, viam como mão de obra barata. Ainda há certos grupos que apontam para este crime. Somente com investimentos em educação que mudaremos esse quadro. É por isso que o Governo Municipal tem buscado por esse caminho”, finalizou o chefe do Executivo.
Qualquer pessoa pode efetuar denúncias através dos canais do Conselho Tutelar de sua cidade, bem como pelo Disque 100, do Governo Federal.
Foto: PMBP