Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | 18:44

Matérias - 14/07/2023 | 10h30m

Itatiaia adere ao Programa Cidades Resilientes

Itatiaia -O município recebeu o Certificado de adesão ao Programa Cidades Resilientes. O documento foi entregue ao prefeito Irineu Nogueira por representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil, durante encontro no gabinete do Chefe do Executivo. Também participaram do evento o secretário Municipal de Ordem Pública, Alexandre Teixeira, e o diretor da Defesa Civil, André Fernando Müller.

De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, tenente-coronel Euler Lucena Tavares Lima, a iniciativa, liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), reúne nações de todas as regiões do mundo.
“A campanha, de caráter global, tem como foco as cidades, principais responsáveis por ações de redução de riscos de desastres em seus territórios”, informou.

O secretário de Ordem Pública, destacou que para participar da campanha o município precisa obedecer a alguns critérios. Segundo ele, a iniciativa propõe uma lista de passos essenciais para construção de Cidades Resilientes, estabelecendo mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação do Poder Público e da sociedade civil, para a construção de municípios mais seguros com vistas à redução de riscos e preparação para situações de desastres.
- Uma Cidade Resiliente é aquela que tem a capacidade de prevenir desastres e de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos - explicou.

O prefeito lembrou que o município vem desenvolvendo diversas ações, buscando reduzir situações de risco, principalmente em época de chuvas. Entre elas estão obras de drenagens e limpeza de leitos de rios, entre outras. O Chefe do Executivo explica que a campanha é desenvolvida em três etapas, que contemplam desde a conscientização até o planejamento e a implementação das ações.
- O objetivo desta campanha global, da qual agora o município participa oficialmente, é assegurar que as cidades se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030. O programa fornece um acompanhamento das cidades inscritas, com orientações fundamentais. Esse apoio de instituições que possuem expertise nesta área de riscos é importante para nossa cidade - concluiu. 

Foto: AECPM/PMI