Sábado, 2 de novembro de 2024 | 16:37

Matérias - 03/08/2023 | 06h09m

EJA está com matrículas abertas

Barra do Piraí -A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para novas turmas, a serem ministradas a partir de agosto. No município, a EJA é aplicada na Escola Municipal Adma David Chedid, no Matadouro, no turno da noite. Ao todo, estudam nesta modalidade, 115 alunos de diferentes idades e gêneros, em diversas etapas e séries distintas.

Em funcionamento desde 2003, o programa “Brasil Alfabetizado”, gerido pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de alfabetizar jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Segundo o site do MEC, também busca contribuir para a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação em qualquer momento da vida. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de analfabetismo no país vem caindo consideravelmente nos últimos 15 anos. Porém, cerca de 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos ainda não sabem ler ou escrever.

O secretário Interino de Educação, Wanderson Barbosa, lembrou que a matrícula para a EJA em Barra do Piraí é feita a cada seis meses.
“Há uns anos, a EJA era espalhada em algumas unidades de educação da cidade. Porém, decidimos concentrar todos os esforços no Adma David, por ser mais central. Essa iniciativa é fundamental para o crescimento na educação em diferentes níveis de escolaridade. Junto com a educação em tempo integral, é um olhar diferenciado sobre o nosso alunado”, salienta o chefe da pasta.

De acordo com o prefeito Mario Esteves, a EJA representa a socialização por meio da educação. Para ele, a promoção da inclusão “ocorrerá através das unidades escolares”.
“A população que procura saber é aquela que abre a sua mente a algo novo, mesmo com opiniões que venham a divergir de alguém. A educação continuada promove estas mudanças; o seu crescimento. A prefeitura pretende ampliar esses canais proporcionando mais qualidade de vida por meio da Secretaria de Educação”, frisou o prefeito.

Para fazer a matrícula, o interessado deve procurar pela Secretaria do Adma David Chedid, em horário comercial, munido de cópia de Certidão de Nascimento, Histórico Escolar ou declaração, duas fotos, atestado médico para Educação Física, laudo comprobatório de deficiências declaradas (parecer ou declaração), e cópias de RG e CPF dos responsáveis pelo aluno, do comprovante de residência válida e atual, do RG de alunos maiores de 16 anos, de título de eleitor e certidão de serviço militar aos alunos maiores de 18 anos, do Cartão SUS e do cartão do Bolsa Família (se tiver).

A EJA na Escola Municipal Adma David Chedid é a única em sua abordagem no município. A instituição tem como objetivo principal oferecer a chance educacional para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade convencional. Para o diretor daquela unidade de ensino, William Alves, o colégio adota métodos pedagógicos diferenciados, “voltados para as necessidades específicas dos estudantes jovens e adultos, proporcionando um ambiente acolhedor e respeitoso”.

“Além das disciplinas tradicionais, o currículo do Adma inclui também atividades práticas, projetos de pesquisa e debates para incentivar a participação ativa dos alunos. A escola valoriza a individualidade de cada estudante, promovendo um aprendizado personalizado e adaptado às suas necessidades, permitindo-lhes adquirir conhecimento e habilidades para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais”, apontou o diretor.

Quanto aos obstáculos e possíveis preconceitos a serem sofridos em sala de aula, ou até mesmo por familiares, William garante que os professores que atuam na EJA estão nesta modalidade “pela vontade própria, porque se identificam com essa perspectiva de ensino”.

“São professores experientes e comprometidos com cada aluno. Geralmente, os maiores problemas estão na disponibilidade de tempo e trabalho de cada aluno, mas a escola tem se empenhado para motivá-los e apoiá-los em estudar”, concluiu.

Foto: PMBP