Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | 11:44

Matérias - 15/08/2023 | 01h34m

Escola promove coleta seletiva com foco sustentável

Barra do Piraí -A conscientização ambiental e a prática da coleta seletiva estão ganhando vida na Escola Municipal Maria de Lourdes Costa Coimbra, através do projeto "Do Café ao Metaverso", que tem como objetivo incentivar à leitura e o desenvolvimento da escrita, estimular boas atitudes em relação ao meio ambiente, recuperar o passado da cidade e promover análises e experiências no contexto virtual.

O projeto foi incorporado ao currículo da escola no início de 2022, após uma colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente e a Cooperativa Paraíso. A coleta seletiva foi integrada à formação da ideia "Do Café ao Metaverso", que explora a história do município e incentiva a reflexão e vivência nas plataformas digitais. A inclusão da prática reflete o compromisso do colégio em fortalecer a consciência ambiental entre os alunos, gerando atos de responsabilidade e engajamento com o planeta.

O projeto não se limitou somente ao ambiente escolar. Uma caminhada do Meio Ambiente foi realizada em maio, ampliando a conscientização não apenas para os responsáveis pelos alunos, mas também para todos os moradores da comunidade. Através dessa abordagem abrangente, a Escola Municipal Maria de Lourdes Costa Coimbra está deixando uma marca positiva e duradoura na busca por um futuro mais sustentável.

Tatiane Lino, diretora da escola, enfatiza que a coleta seletiva é uma atitude que deveria ser rotineira nos dias atuais.
"A questão ambiental é muito falada nos dias de hoje, pois estamos pesquisando, cada vez mais, meios de cuidar do ambiente que nos cerca. Por isso, estimulamos a coleta seletiva, já que entendemos que ela gera renda e muitos benefícios tanto para as famílias que trabalham na Cooperativa quanto para a população. Eu, enquanto gestora, prontamente aceitei e quis que a unidade aderisse", ressaltou a diretora.

O prefeito Mário Esteves, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de educar as gerações futuras sobre a responsabilidade ambiental.
"É inspirador ver nossos jovens se envolvendo ativamente na preservação do meio ambiente. A coleta seletiva não é apenas uma ação sustentável, mas também uma demonstração de respeito pelo nosso planeta. A escola está desempenhando um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados", destacou o chefe do Executivo.

Foto: PMBP