Matérias - 28/08/2023 | 07h43m
Mangaratiba sedia Congresso Nacional Brincar
Mangaratiba - Mais conhecimento para os educadores. Nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26, Mangaratiba está sediando o Congresso Nacional Brincar. Com palestras ministradas por especialistas em educação, o evento é voltado para professores e equipes técnicas escolares, como diretores, coordenadores e orientadores educacionais. Cerca de 500 profissionais de todo país participam do encontro, que é o maior congresso educacional brasileiro.
O evento contou com apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), que viabilizou a participação de todos os professores do município, da educação infantil até o quinto ano (5º ano) do fundamental e da equipe técnica de todas as escolas no Congresso.
“É motivo de muito orgulho presenciar o maior congresso educacional brasileiro e tê-lo acontecendo em nosso município. Estamos sempre em busca do melhor para os docentes e profissionais da nossa rede. O evento é um presente oferecido aos professores para que se capacitem e cresçam cada vez mais profissionalmente. Agradeço a equipe pedagógica da SMEEL pelo trabalho incansável e ao prefeito Alan Costa, pois sem eles não conseguiríamos chegar até aqui”, declarou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Brena Maia.
Vale destacar que além da participação de todos os professores da rede municipal do município, o evento contou ainda com a presença de docentes de Seropédica, Rio Claro, Arraial do Cabo, Piraí, Itaperuna, Saquarema, e de cidades de Minas Gerais e Goiás.
Prestigiaram o Congresso o vice prefeito Chicão da Ilha, a subsecretária Pedagógica, Thirley Reink, a subsecretária de Educação, Lidiane Hilário, o secretário de Segurança, Bruno Soares, o presidente do Instituto Conhecer, Vicente Falcão. O evento contou ainda com apoio da Guarda Municipal.
Sobre o Congresso
O Congresso Nacional Brincar é promovido pelo Instituto Conhecer, uma das empresas mais capacitadas do Brasil na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação. As palestras e oficinas da ação propõem práticas para ajudar educadores a aprimorarem seus métodos de ensino, além de promoverem aprendizados sobre os desafios vivenciados na educação infantil. A ação conta com certificado de até 60 horas complementares.
A programação do primeiro dia de Congresso incluiu as seguintes palestras: ‘Avaliação na educação infantil observação, registro e intervenção pedagógica’, com Regina Shudo; ‘Práticas de alfabetização baseadas em evidências’, de Renan Sargiani; e ‘Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação’, de Nino Paixão.
No dia 26, foram ministradas as palestras ‘Neuroaprendizagem na educação infantil’, por Ester Assis; ‘Como as descobertas da ciência da leitura no século 21 impactam nossas práticas de alfabetização?’, de Maria Regina Maluf; ‘Jogos e brincadeiras musicais para aprendizagem significativa’, por Eliton Rufino; e ‘Vivências musicais: músicas e brincadeiras como estratégias pedagógicas para sala de aula’, de Marcelo Serralva.
Foto: PMM