Matérias - 03/09/2023 | 19h26m
Abertas inscrições para a chamada escolar
Volta Redonda -A Chamada Escolar 2024 com vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, começou sexta-feira, 1º, e segue até o dia 30 de setembro. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que a inscrição é gratuita e deve ser feita somente pelo site vr.rj.gov.br/chamadaescolar
Educação Infantil
Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 30/11/2023. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2020.
“Na Educação Infantil, atendemos desde o berçário (a partir dos 4 meses), até a pré-escola (5 anos e 11 meses), visto a importância do desenvolvimento das crianças na primeira infância. É garantida também a alimentação em todas as unidades escolares com acompanhamento de uma nutricionista”, frisou a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Valéria Augusta.
Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social).
Critérios para classificação: ser morador do município; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; e idade (o mais velho). Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.
“Temos a meta de atender 100% da demanda da Educação Infantil com vagas em creches e centros de Educação Infantil. Hoje temos cerca de 700 alunos estudando na EJA, e queremos chegar a 2 mil. O prefeito Neto deu essa missão de melhorar ainda mais a educação do município e nossas equipes estão trabalhando com dedicação total para ampliar a cada dia a qualidade do ensino”, disse o secretário Municipal de Educação, Sérgio Sodré.
EJA
Em relação às vagas da Alfabetização ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2009. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos).
“A educação de jovens, adultos e idosos é para você que, por algum motivo, precisou parar de estudar ou nunca estudou. Você que está trabalhando em algum lugar, com algum emprego informal, precisa se qualificar e essa é a oportunidade. Na EJA, o aluno tem a possibilidade de concluir os estudos num tempo menor, realizando dois anos de escolaridade em um, com uma equipe de profissionais especializada e metodologia de trabalho diferenciada. Temos 11 unidades ofertando a EJA, em vários pontos diferentes da nossa cidade”, explicou Edilene Mara, coordenadora da EJA.
Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato e comprovante de residência.
“Temos três escolas que ofertam EJA no período diurno (manhã), que são: a Wandir de Carvalho (Siderlândia), José Juarez Antunes (São Luiz) e o Colégio Getúlio Vargas, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no Laranjal. As outras escolas oferecem no período noturno, das 18 às 22h, sendo que de 18 às 18h40min, as unidades estão abertas com a merenda escolar para os alunos da EJA”, acrescentou Edilene.
Polos de inscrição
A Secretaria de Educação disponibiliza polos para auxiliar na inscrição dos interessados na Chamada Escolar: Escola Paulo VI, no Açude; Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte; Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado; Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, no São Luiz; Escola Municipal Maria José Campos Costa, no Santo Agostinho; Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros de Novaes, no Roma; Escola Municipal Graciema Coura, bairro Três Poços; Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos, no Conforto; além da subprefeitura no Retiro.
A partir de 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 16h, a SME vai disponibilizar outros dois polos de inscrição: um na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente à prefeitura e outra na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.
“Adotamos essas medidas pensando na dificuldade que muitas pessoas têm no acesso e uso da internet. É importante esclarecer que o fato da ida ao polo não garante a vaga. Nesses locais as pessoas receberão apenas auxílio para fazer a inscrição e participarão do processo assim como todos os outros inscritos”, explicou a coordenadora Valéria Augusta, citando que quem tiver qualquer dúvida pode ligar para a Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3356-7000, informando sobre qual área precisa de orientação: Educação Infantil ou EJA.
Novas unidades
O prefeito Antonio Francisco Neto, reforçou a importância de quem não completou os estudos retomar o ensino por meio da EJA. Lembrou que a prefeitura também está próxima de inaugurar a nova creche Dauro Aragão, no bairro Tangerinal, que está sendo construída no prédio onde funcionava o campus do UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda).
“O Poder Público, em mais uma parceria com a FOA (Fundação Oswaldo Aranha), adquiriu o prédio. A nova unidade será em tempo integral e está contemplada na Chamada Escolar. E mais: vamos construir uma outra creche no bairro São Luiz, que receberá o nome da professora Therezinha Gonçalves, nossa Tetê. Estamos com projetos prontos, prestes a licitar e vamos tentar começar o funcionamento dela no ano que vem”, afirmou o prefeito.
Foto: SECOM/PMVR