Matérias - 16/09/2023 | 07h21m
“Casas que Habitei”: Ateneu Angrense em exposição
Angra dos Reis -O Ateneu Angrense de Letras e Artes (AALA) abre a celebração do seu jubileu de ouro com a exposição “Casas que Habitei”, um registro histórico sobre tudo que foi realizado nos espaços que o abrigaram como sede.
A mostra, montada nas Casas Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares, pode ser conferida gratuitamente até sábado, 16, de 10 às 17h. Eentre as abordagens estão as participações dos angrenses e a dimensão internacional dos eventos do Ateneu, que recebe inscrições de gente de todo o mundo.
A atividade cultural foi contemplada no edital do Fundo Municipal de Cultura, FMC. A entidade foi fundada em 1973, pelo historiador Alípio Mendes e pelo poeta Brasil dos Reis, dois grandes ícones da cidade. A instituição, de direito público e sem fins lucrativos, oferece desde a sua fundação total e irrestrito apoio ao desenvolvimento cultural e à produção artística do município.
- A exposição “Casas que Habitei” abre o calendário cultural do Ateneu no segundo semestre, que ainda contará com o Concurso de Contos Alípio Mendes - lembrou o presidente da instituição, Marcelo Ramos, que também assina a curadoria da exposição.
A mostra conta ainda com músicas, vídeos, gravuras e fotografias de outros eventos da entidade, fazendo um grande resgate de tudo que foi produzido ao longo desses 50 anos.
- Ao abrir o arquivo que se juntou nessas casas, queremos apresentar ao grande público tudo que construímos nesses endereços que nos abrigaram. Foram essas casas que permitiram a permanente e constante agenda cultural que jamais fechou as portas do Ateneu - concluiu Marcelo Ramos.
Foto: PMAR