Matérias - 31/01/2025 | 12h24m
Desassoreamento reduz alagamentos na Praia do Saco
Mangaratiba - Há poucos dias a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, iniciou o desassoreamento do Rio do Saco. O trabalho ainda está em execução, mas, já trouxe resultados positivos. É o que aponta o monitoramento permanente de cheias realizado pela Secretaria de Defesa Civil na Praia do Saco.
Segundo a análise, anteriormente, em dias que o espelho da água do mar atingia 1.10m, em alguns pontos da Praia do Saco, eram registrados alagamentos, independente de haver chuva. Nos últimos três dias, a cheia da maré tem alcançado 1.44m, e locais críticos como as Ruas Fortaleza, Gilson Sá, Massaranduba e Ceará, entre outras, não tem sido registrado nenhum transbordamento. Nem a chuva que caiu na tarde de quarta-feira, 29, alterou o cenário.
Segundo a Defesa Civil, ainda que a análise seja inicial, a dragagem do Rio do Saco demonstrou um resultado significativo. A equipe técnica da pasta, explicou que em comparação com mapeamentos anteriores, até dezembro de 2024, diversas ruas do bairro estariam alagadas em dias como hoje.
O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro, comemorou o resultado.
“Sei que é um dado inicial e que há diversos fatores naturais e estruturais que interferem na questão dos alagamentos na Praia do Saco. Mas fico feliz em saber que um pedido emergencial que fiz venha trazendo mais qualidade de vida aos moradores. Agradeço ao Governo do Estado por esta parceria e agora a meta é avançar com este trabalho de desassoreamento, não só na Praia do Saco, mas em pontos críticos de Muriqui e Itacuruçá também”, disse.
Foto: PMM